TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçao De Calculos Financeiros

Artigo: Contribuiçao De Calculos Financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTABILIDADE 4

2.2 GESTÃO FINANCEIRA 5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 7

2.4 MATEMÁTICA FINANCEIRA 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do patrimônio das pessoas jurídicas e físicas e suas variações. Sendo assim a contabilidade controla o patrimônio. Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento.

Gestor Financeiro ele é capacitado para o planejamento, organização geral, tendo sempre o objetivo de crescimento, tendo que ser responsável por todo o desempenho, sendo alguém adequado, com visão de futuro, é um profissional muito importante no crescimento das empresas.

Por fim, é necessário o conhecimento de ferramentas exatas para demonstrar números e retornos de capitais investidos com o objetivo de buscar a racionalidade econômica e financeira, logo a matemática financeira engloba estas ferramentas.

2 DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho apresenta as ferramentas de gerenciamento financeiro. Aborda inicialmente princípios contábeis e seus objetivos e aplicações básicos à gestão financeira que envolve as características do gestor financeiro contemporâneo à competitividade devido à globalização e a maior carga de responsabilidade que recai cada vez mais sobre ele. Por fim apresenta cálculos matemáticos que visam facilitar as empresas nas tomadas de decisões.

2.1 CONTABILIDADE

A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.

Muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas (que consiste no princípio de que para todo débito em uma conta, existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira que a soma do débito será igual a soma do crédito, assim como a soma dos saldos devedores será igual a soma dos saldos credores) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.

Ou seja, a contabilidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do patrimônio das pessoas jurídicas e físicas e suas variações. Sendo assim a contabilidade controla o patrimônio. Na Contabilidade, os objetivos estão definidos como as informações que deverão ser geradas para que os diversos usuários possam tomar conhecimento da situação da organização em dado momento, com a finalidade de tomar as decisões que considerarem necessárias.

Neste sentido os usuários da contabilidade são os agentes econômicos que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Estes podem estar divididos em: usuários internos e usuários externos.

Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como gerentes, para a tomada de decisões; funcionários, com interesse em pleitear melhorias; diretoria, para a execução de planejamentos organizacionais. O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta administração que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliarem na gestão do negócio. Os relatórios específicos podem, além de abranger quaisquer áreas de informação (fluxo financeiro, disponibilidades, contas a pagar, contas a receber, aplicações financeiras, compra e vendas no dia ou no período e os gastos gerais de funcionamento), ser elaborados diariamente ou em curtos períodos de tempo (semana, quinzena, mês, etc.), de acordo com as necessidades administrativas.

Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como bancos, interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado; concorrentes, interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado; governo, que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação; fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro; clientes, interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.

2.2 GESTÃO FINANCEIRA

Dada à globalização da informação e as cadeias de relacionamentos muitas mudanças e evoluções ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade como um todo. Neste contexto as atribuições e objetivos dos Gestores Financeiros modificaram-se também. A importância do gestor financeiro em um mercado acirrado é de extrema importância, pois planejar as finanças é essencial para uma administração eficiente e eficaz tendo como finalidade orientar, direcionar e planejar a tomada de decisões relacionadas a investimentos, custos, despesas. Além de estabelecer o caminho a ser trilhado para atingir os objetivos dos sócios. O Gestor Financeiro ele é capacitado para o planejamento, organização geral, tendo sempre o objetivo de crescimento, tendo que ser responsável por todo o desempenho, sendo alguém adequado, com visão de futuro, é um profissional muito importante no crescimento das empresas. O profissional financeiro do século 21 ainda deve ter muito das características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com