TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controlador e suas atividades

Projeto de pesquisa: Controlador e suas atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A controladoria é uma atividade de visão globalizada, que ajuda a estruturar e manter os sistemas de informação e gestão das empresas, atuando de forma direta na tomada de decisões, fazendo com que seja a melhor possível. Por isso, os gestores responsáveis por esta área, os chamados controladores ou controllers, devem possuir uma formação sólida e um conhecimento integrado com o processo de gestão organizacional.

A controladoria é um órgão de staff, que não faz parte do organograma da organização, funciona como uma assessoria ou consultoria. Ela deriva da Contabilidade e da Administração, por isso algumas vezes encontra-se dividida em Controladoria Contábil e Controladoria Administrativa, mas comumente é considerada apenas parte do ramo da contabilidade administrativa, devido ao fato do controlador coordenar esta atividade em sua totalidade. Para desempenhar suas principais funções, são utilizadas as ferramentas de controle do processo e do planejamento.

1. A Controladoria e suas atividades

Como o próprio nome diz, uma das principais atividades da controladoria é o controle, sobre ele são criados padrões que a organização deve seguir, e que posteriormente serão utilizados como ferramenta para medir o desempenho. Estes parâmetros são divididos quanto a sua forma, podendo ser unitários ou intervalares, e quanto a sua origem, sendo internos ou externos, dessa forma facilitando o processo de controle.

A controladoria deve possuir um sistema de planejamento que possibilite uma projeção de resultados, uma vez que após a definição dos padrões de controle deve ser elaborada abrangendo a todos os setores da empresa. Dessa forma, será possível analisar e comparar os resultados com os padrões estabelecidos, identificando se houveram falhas, ou como são mais conhecidas neste ramo, desvios.

Verificados os desvios, eles serão avaliados quanto a sua relevância e comprometimento dos objetivos organizacionais, posteriormente serão repassados aos gestores responsáveis de cada área, cabendo a eles a tomada de decisões.

2. Campo de Atuação da Controladoria

O campo de atuação da controladoria abrange organizações que possuam um sistema aberto e dinâmico, ou seja, que estejam em busca de um objetivo comum, interagindo com seu ambiente, e transformando-se constantemente de acordo com acontecimentos internos e externos.

A controladoria atua zelando pela continuidade das organizações, promovendo a eficácia organizacional, planejando e controlando ações, e integralizando diversos setores, auxiliando no sistema de gestão.

3. A controladoria e o Processo de gestão

A controladoria tem como função produzir informações úteis aos gestores da organização, de forma a suprir suas necessidades. Este trabalho deve ser dinâmico e economicamente viável, facilitando esta atividade. A esta metodologia dá-se o nome de processo de controle.

O processo de controle é um modelo de gestão que abrange a empresa como um todo, tendo como atividades principais as desenvolvidas pela controladoria na geração de informações que auxiliam na tomada de decisões. Estas informações são obtidas através do planejamento, controle e análise do desempenho das diversas áreas da organização.

Abaixo, uma figura que representa o Processo de Controle:

4. Princípios da Controladoria

A controladoria se baseia nos seguintes princípios:

• Princípio do controle futuro: Diz respeito à importância da projeção feita pela controladoria na correção de determinados erros durante o processo, para evitar complicações futuras. Portanto, este princípio trabalha com informações futuras.

• Princípio da agregação dos subsistemas: Prega que a controladoria deve abranger a organização de forma geral, incluindo todos os seus departamentos e subdepartamentos, considerando que eles se interligam para formar um sistema maior, a empresa. Este princípio é essencial para elaborar o orçamento organizacional.

5. A controladoria e o orçamento empresarial

O orçamento empresarial é utilizado para criar uma previsão dos objetivos que a empresa visa alcançar, é um planejamento de quais metas devem ser alcançadas e como fazer para atingí-las.

Ele é discutido e elaborado por todos os setores da organização, independente de seu nível hierárquico, pois é através deles que os resultados serão obtidos.

Seu principal objetivo é prever custos e ganhos, para cortas gastos desnecessários, e realizar investimentos ou criar novos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com