TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Monografias: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 4

1.4 – Missão e estrutura da controladoria e o papel do controller

1. Missão da Controladoria

A missão da controladoria é assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados.

Cabe a controladoria desenvolver uma serie de atividades consideradas regulamentares, como as obrigações criadas pela legislação que devem ser atendidas, sejam elas federais, estaduais e municipais.

Sabendo que a controladoria é um orgão administrativo, não se confunde com a contabilidade, apesar de utilizar pesadamente este instrumental.

1. A controladoria na Organização

A controladoria pode ser definida então como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. Considerando que a ciência contábil e a ciência do controle em todos os aspectos temporais – passado, presente e futuro, e a controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da ciência contábil dentro da empresa.

2. Estrutura da Contabilidade

Basicamente a controladoria é responsável pelo Sistema de Informação Contábil Gerencia da empresa, e sua missão é assegurar o resultado da companhia.

A controladoria também não pode se furtar, também, da suas funções de execução das tarefas regulamentares. Assim além das funções gerencias, deve assumir funções regulatórias, vinculadas aos aspectos contábeis societários e de legislação fiscal.

Podemos estruturar a controladoria em duas grandes áreas:

• a área contábil e fiscal e

• a área de planejamento e controle

A área contábil e fiscal é responsável pelas informações societárias, os balanços, fiscais e funções de guarda de ativos, tais como as demonstrações a serem publicadas, controle patrimonial e seguros, gestão de impostos, controle de inventários.

A área de planejamento e controle incorpora a questão orçamentária, projeções e simulações, custos e a contabilidade, elaboração e acompanhamento de projetos, analise de investimentos, etc.

3. A forma de atuação do Controller.

A Atuação do controller deve ser no sentido de informar, formar, educar, influenciar e persuadir, nunca impor, de tal forma que todos ajam coordenadamente com os objetivos da empresa, e por conseguinte obtenham eficiência e eficácia nas suas áreas de responsabilidade.

O Controller pode e deve exercer influencia junto aos demais gestores, assim ele poderá obter a colaboração dos demais para efetuar o seu trabalho, pois ele precisa das informações dos demais gestores.

Ele tem o papel do monitoramento do plano de ação da empresa, fazendo a avaliação coordenada da atuação de todos os demais gestores.

É importante ressaltar que o controller não é responsável pelo alcance dos resultados planejados, mas cada gestor é responsável pela geração de resultado em sua área.

4. O PAPEL DO CONTROLLER

A Essencia da função de controller, é a visão proativa permanentemente voltada para o futuro

As funções são:

• Planejamento e controle

• Relatorios internos

• Avaliação e consultoria

• Relatórios externos

• Proteção dos ativos

• Avaliação economica

Resumindo o papel do controle é:

• Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais

• Apoio aos demais gestores

• Influencia

• Persuasão

• Não toma decisões operacionais, exceto as de sua área.

O Controller, que geralmente é o gestor da controladoria, tem papel fundamental na formulação e no controle do planejamento estratégico da empresa, uma vez que ele fornece aos gestores os dados necessários da companhia e seu desempenho no setor possibilitando a análise das forças e fraquezas e auxiliando na formulação das estratégias de desenvolvimento.

O controller deve responder ao diretor ou vice-presidente administrativo e financeiro, e tem suas atividades diferenciadas do responsável pela aplicação e captação de recursos, que é o tesoureiro.

A relação da unidade de Controladoria com a administração geral, encontrando-se no mesmo patamar das demais unidades administrativas operacionais com a função de fornecer suporte informacional, tanto à administração geral, quanto às demais unidades.” Confirmando assim, o papel decisivo do Controleer, na formulação estratégica da empresa.

5. SIGE – sistema integrado de gestão empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com