TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Tese: Controladoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Controladoria

Introdução

Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser considerada como um ramo da Administração. Pode ser didaticamente dividida em Controladoria Contábil e Controladoria Administrativa.

A controladoria, com o suporte das informações contábeis e o apoio de uma visão holística, é responsável pela construção e manutenção dos sistemas de informações e gerenciamentos das empresas com o propósito de fornecer informações adequadas e confiáveis aos gestores conduzindo-os durante a gestão para a tomada de melhores decisões. Dessa forma, é necessário que os profissionais dessa área possuam uma boa formação e conhecimento sobre gestão organizacional.

O encarregado pela Controladoria na organização é chamado de Controller ou Controlador.

Para o desempenho de suas funções, a Controladoria utiliza como metodologia o controle e o processo de planejamento e orçamento. Essa área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização. Seu campo de ação comprende as organizações.

A Controladoria surgiu no início do século XX nas grandes corporações norte-americanas, com a finalidade de realizar rígido controle sobre todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais.

Controladoria e o processo de Gestão Organizacional

Sendo uma área que tem como função suprir a necessidade de informações para a tomada de decisão , a Controladoria necessita de ma metodologia eficiente, eficaz e também dinâmica e que não seja onerosa para a organização. Essa metodologia denomina-se processo de controle onde as organizações são abordadas de uma forma sistêmica . O processo de controle, como modelo de gestão, diz respeito as atividades desenvolvidas pela controladoria e que são necessárias para a coleta de infromações. As informações geradas são provenientes de um monitoramento e controle do desempenho de toda a empresa, bem como de seus setores.

O Papel da controladoria na Administração da empresa

Tendo em vista que o papel das organizações é atender bem seus clientes e lhes prestar um bom serviço ou lhes oferecer um bom produto a fim de atender suas necessidades, o controle do desempenho organizacional se faz necessário. Dessa maneira as empresas precisam de uma gestão de qualidade. Esse é o foco da controladoria: gestão.

A empresa deve fazer constantemente uma análise e acompanhamento do seu ambiente de atuação. Deve também controlar suas ações tanto anteriormente quanto posteriormente visando um bom desempenho. Segundo a autora Clara Pellegrinello, a controladoria visa o planejamento, controle e execução. Como já foi citado, seu papel também é fornecer imformações adequadas para a tomada de decisões fazendo uso dos diversos sistemas de informação.

A controladoria permite que os setores de administração e o contabilidade possam ter uma maior integração visando uma melhora na gestão e também na geração das informações que serão úteis para os gestores no processo decisório.

Além disso, a controladoria busca integrar todas as áreas da empresa para otimizar seus resultados econômicos.

O Controller

Encarregado de gerenciar uma série de atividades, o controller é fundamental nas organizações. Tem o papel de gerar informações eficazes, supervisionar os setores de contabilidade, finanças, administração, informática e recursos humanos, tomando decisões que envolvem a todos e principalmente atuando constantemente em mudanças (de mercado, tecnologias, sistemas de gestão, etc.), assumindo assim, uma grande importânica. É ele quem analisa as variáveis, os dados e números, etc. e os transforma em informações. Além disso monitora os ativos e cuida do orçamento.

O controller sabe tudo o que ocorre na organização e conhece toda a sua finança. Ele interage com os diversos setores da empresa. Necessita de conhecimento na área de sistemas de informações gerenciais e deve acumular experiências nas áreas contábeis, financeiras e administrativas, portanto deve ser um profissional multifuncional e com visão global.

Atividades desenvolvidas

Estipular parâmetros ou padrões de controle é a primeira atividade a ser desenvolvida pela controladoria que são definidos como as referências em relação às quais o desempenho da organização será comparado.

De acordo com o Financial Executive Institute, as principais atribuições da Controladoria compreendem:

• Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações;

• Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões, reportar e interpretar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com