TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Tese: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

CONTROLADORIA

Segundo Antonio Salvador Morante e Fauzi Timaco Jorge, autores do livro Controladoria (Análise Financeira, Planejamento e Controle Orçamentário), São Paulo, Editora Atlas S.A – 2008. Controladoria, é um departamento criado no exterior e trazido pelas multinacionais para o Brasil, é reconhecidamente um órgão de importância capital para a sobrevivência, crescimento e consolidação das empresas. Figura, geralmente, como um departamento de assessoria à alta administração nos organogramas das grandes organizações.

Para ser exercida em toda sua plenitude, a Controladoria precisa ser conduzida por profissional experiente, com larga vivência em finanças empresariais e uma particular habilidade no relacionamento com os responsáveis pela gestão das diversas áreas funcionais da organização. Este profissional é, por vezes, identificado pela designação controller, ou seja, controlador. Trata-se de um profissional que, além de processar uma considerável quantidade de informações sobre o desempenho das diversas áreas da organização, tem por incumbência maior a análise, diagnóstico e preposição de medidas corretivas, com vistas ao cumprimento dos objetivos e metas traçados para a organização como um todo.

Dentre as funções do controller, destacam-se:

• A implantação e a atualização do Plano de Contas da Organização: Esta responsabilidade implica em um trabalho estreito com a Contabilidade Empresarial, em todas as suas diversas áreas de atuação, ou seja, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, contabilidade fiscal etc.

• Preparação e a interpretação dos relatórios financeiros da organização: Estas atividades requerem um levantamento acurado e, sobretudo, uma linguagem de fácil entendimento pelos especialistas e gestores da organização, com um tratamento suficientemente sintetizado, sem perda de conteúdo analítico.

• A compilação dos custos de produção e vendas: A Controladoria toma para si a correta mensuração dos custos de produção de cada um e de todos os produtos da empresa, com vistas à correta apropriação dos custos fixos, semifixos e variáveis.

• Aprovação de pagamentos: Em sua função de controle do orçamento aprovado, compete à Controladoria uma análise sistemática e aprovação formal dos pagamentos realizados pela empresa, em especial daqueles que possam impactar diretamente na liquidez geral na organização.

As funções citadas acima são apenas algumas das atividades desenvolvidas por um controller.

Segundo Barreto, Maria da Graça Pitiá. Controladoria na Gestão: a relevância dos custos da qualidade, São Paulo, 2008. p. 15.

“Apesar de a maior parte dos dados para a efetuação da Controladoria ser de origem contábil, a sua atuação não está reduzida a administrar o sistema contábil da organização. Ela tem uma abrangência maior, transformando-se num verdadeiro banco de dados que subsidia os executivos da companhia com informações importantes ao processo de tomada de decisões, incluindo, também, dados de natureza física e qualitativa.”

A Controladoria e a Gestão Financeira

Operando em um ambiente financeiro por forças econômicas, forças político-legais, forças tecnológicas e forças sociais, as organizações devotam especial atenção aos aspectos financeiros que permeiam as atitudes em todos os níveis de decisão. Assim, a figura do administrador financeiro se revela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com