TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Tese: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Tese  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade – sistema de informações e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira e de produtividade em relação à entidade objeto de contabilização.

Balanço patrimonial – indica a situação econômica financeira da empresa em certo momento. Resultado das transações que envolvem seus bens, direitos e obrigações.

Demonstração de resultado – indica o resultado de confronto entre receitas, custo (gastos efetuados com o objetivo de gerar bens ou prestação de serviço) e despesas (consumo com o objetivo de gerar receitas.

Perdas – gastos anormais ou involuntários efetuados pela empresa que não gerem novos bens.

Ativo – Aplicação de recursos que as empresas utilizarão para geração de benefícios econômicos e financeiros futuros. São os bens e direitos da empresa e é financiado pelo capital próprio (PL) e por capitais de terceiros (passivo circulante e passivo não circulante). Os requisitos para considerar um ativo são: 1) serem bens ou direitos da empresa; 2) ser controlado pela entidade; 3) ter valor objetivo: 4) trazer benefícios presentes ou futuros.

Investimento – participações que não destinam a venda e outras participações que não se destinam a atividade operacional da empresa.

Imobilizado – aplicações que tenham por objetivo a atividade operacional da empresa.

Intangível – ativos de uso que são imateriais tais como marca, patentes e fundos de comércio.

Passivo – Origem de recursos que são financiados por terceiros e que representarão desembolso futuro. São as obrigações da empresa.

Patrimônio líquido – recursos financiados pelos acionistas. Tem como característica serem contas não exigíveis.

Indicadores econômicos – avalia a capacidade em termo de segurança, liquidez e rentabilidade.

Liquidez (QTO MAIOR, MELHOR) – avaliam a capacidade financeira de satisfazer os compromissos para com terceiros.

1. Liquidez corrente – capacidade de pagamento de curto prazo da empresa. Indica quanto a empresa poderá dispor de recursos de curto prazo para pagar suas dívidas circulante.

2. Liquidez seca

3. – como exclui o estoque, assume-se uma posição mais conservadora quanto a capacidade de pagamento da empresa. Indica quanto poderá dispor de recursos circulantes, sem vender seus estoques, para fazer frente as suas obrigações de curto prazo.

4. Liquidez geral – observa-se a situação geral. Indica quanto a empresa disporá de recursos circulantes e de longo prazo para honrar seus compromisso.

Segurança (QTO MENOR, MELHOR) – avaliam a segurança que a empresa oferece aos capitais alheios e sua política de obtenção de recursos.

1. RFR (relação entre fontes de recursos) – relação entre os recursos de terceiros e os recursos próprios aplicados na empresa. Qto menor o RFR mais tranquila é a situação da empresa.

2. EG (endividamento geral) – avalia a estrutura de capital da empresa e o nível de dependência de capital de terceiros. Qto maior a dependência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com