TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria De Custos

Ensaios: Controladoria De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLADORIA DE CUSTOS

A Contabilidade de Custos envolve descobrir formas mais econômicas de fazer o mesmo trabalho e é ligada diretamente com a tomada de decisão, cria a necessidade de ser concebida sob uma abordagem sistêmica para solucionar os problemas ligados à decisão.

A gestão de Custos é voltada para as decisões futuras, impõe aos contadores a necessidade de familiarizar-se ainda mais com todas as facetas da empresa e com problemas e questões dos mais diversos níveis organizacionais.

A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue a medição do desempenho organizacional, seja ele de curto ou longo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.

Neste sentido, torna-se possível efetuar um link entre as informações de custos e a estratégia organizacional. Os sistemas de gestão da estratégia apresentam como fase final o orçamento estratégico e operacional e nestes estão contidos gastos, ou seja, volume de investimentos e custos que em última instância são determinados pela estratégia.

A contabilidade de custos sob um enfoque predominantemente gerencial, deve estar concentrada em gerar informações mais analíticas, produto de análises e interpretações mais detalhada dos fatos, assumindo assim um caráter preditivo e não mais histórico. Analisar o custo de todo o ciclo de vida do produto e não apenas o custo do projeto. Ou seja, não adianta economizar na fase de projeto e gerar altos custos de manutenção na fase de operações.

Os tipos de custos são:

• Custos variáveis: mudam de acordo com a quantidade de produção ou de trabalho.

• Custos fixos: não mudam com mudanças de produção.

• Custos diretos: atribuíveis diretamente ao trabalho no projeto.

• Custos indiretos: despesas administrativas ao trabalho ou custos incorridos para benefício de mais de um projeto.

A otimização de custos, não estamos relacionando somente ao corte e à redução do uso de matéria-prima e material humano. Otimizar consiste em planejar e executar ações para eliminar do processo as atividades que não agregam valor ao produto final.

A otimização de custos depende de quatro fatores: processos operacionais, estrutura organizacional, controles internos e informações adequadas e investimentos de tecnologia.

Para que essa redução de custos seja eficaz, ela tem que ser permanente e generalizada, não podendo ser temporal, e é através da Controladoria que se deve ter uma política de redução de custos.

Uma política de redução de custos é o conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa, objetivando a redução permanente e geral de custos e despesas, através de vários enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos gerais de eficiência e produtividade.

O objetivo da política de redução de custos é o aumento do valor da empresa para os donos ou acionistas através do lucro. Dentro do lucro, seus componentes receitas, custos e despesas devem ser trabalhados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com