TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade

Ensaios: Controle De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  5.393 Palavras (22 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

A área da saúde, incluindo os laboratórios clínicos, não escapou às mudanças ocorridas neste panorama, sobretudo pelos avanços científicos e tecnológicos que marcaram a última década. Os laboratórios são estabelecimentos que prestam serviços específicos à população e apresentam uma diversidade de atuações em saúde e apresentou seu desenvolvimento juntamente com a medicina. Com base no exposto vamos apresentar a montagem de um laboratório de análises clínicas.

Quais os critérios e normas para a criação de um laboratório de análises clínicas? Com o objetivo da descoberta de algo novo, os testes laboratoriais são partes importantes na prática médica. A participação das informações oriundas do laboratório clínico na tomada de decisões tornou-se importante neste momento e continua crescendo de maneira acentuada. A falta de serviços e a novas exigências do mercado local torna-se necessário à implantação de um laboratório que atenda as demandas de exames que são encaminhados para outras localidades como dosagem hormonal, DNA, HEPATITE, HIV entre outros que não são oferecidos pela cidade. O laboratório possui um sistema de controle de qualidade especifico?

Vivemos um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão impulsiona o conhecimento e o conhecimento impulsiona o gerenciamento da inovação, adquirindo um papel central para a competitividade tanto dos países como das empresas. O homem não nasce só como um organismo biológico abstrato, precisa também de um nascimento social. O sujeito apreende a realidade e a constrói dando sentido ao seu viver.

O trabalho apresentado tem como objetivo geral analisar os aspectos envolvidos no controle de qualidade de um exame analítico, empregando-os na rotina do laboratório de análises clínicas.

Como objetivos específicos favorecer novas técnicas e equipamentos sofisticados, onerosos e a complexidade econômica na operacionalização desses estabelecimentos exigindo do profissional da área uma formação cada vez mais especializada e mais abrangente; destacar os serviços laboratoriais, antes de perfil mais simples e de menor abrangência, exigindo hoje não só o conhecimento técnico e científico, mas também o preparo gerencial dos seus dirigentes, para atender as necessidades dos seus consumidores e oferecer produtos e serviços de excelência com eficiência e qualidade.

O laboratório de análises clínicas é certamente o setor da assistência em saúde que sofre em primeiro lugar o impacto dos avanços da pesquisa biomédica. É facilmente compreensível o enorme progresso que esse setor tem apresentado nas últimas décadas devido à velocidade que esses avanços estão ocorrendo e em especial na variedade e qualidade dos testes laboratoriais que estão sendo oferecidos aos médicos e demais profissionais da saúde.

Nos últimos anos o crescimento da preocupação com a qualidade de produtos e serviços acabou refletindo em novas exigências estruturais e organizacionais na promulgação de portarias e resoluções que definem os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta públicos e privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.

Os profissionais formados em Biomedicina são responsáveis por realizar pesquisas sobre as doenças humanas, sua origem e sua forma de tratamento. Ele faz o estudo, a classificação e identifica os diversos microorganismos causadores de doenças, consultando os medicamentos ou vacinas para cada enfermidade. Nas análises clínicas, o biomédico é responsável por diagnosticar uma doença, verificar o resultado de um teste de paternidade, o resultado de um exame de laboratório, responsabilizar-se e executar o processamento do sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais, assinar laudos técnicos, assumir assessorias, chefias e a direção dessas atividades. Geralmente, a maioria dos profissionais dessa área decide trabalhar em laboratórios de análises clínicas.

O laboratório de análises clínicas, através da realização de exames, pode ser entendido de diversas maneiras efetuando procedimentos com diferentes graus de sofisticação e diferentes condições de saúde; tem por finalidade proporcionar aos médicos resultados das provas analíticas solicitadas com a maior exatidão e precisão possível, por meio do controle interno da qualidade e controle externo, sendo indispensável que os resultados se obtenham em tempo adequado e assegurando a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados.

A fim de melhorar a qualidade de vida, é necessário que os dirigentes laboratoriais aflorem o espírito de enfrentamento e inovação repensando o futuro, usando como forma de gestão as perspectivas: financeiras, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento da equipe. Nesta visão mais abrangente, os laboratórios de análises clínicas trabalham com medidas de desempenho controle de qualidade e conduzem gerenciamento determinando ações imediatas.

Laboratórios são estabelecimentos que prestam serviços específicos à população (POR SER UM ORGÃO PRESTADOR DE SERVIÇOS NÃO POSSUI DE INSCRIÇÃO ESTADUAL) e apresenta uma diversidade de atuações em saúde que expõem seus profissionais a grande variedade de agentes de riscos biológicos, químicos e físicos, associados aos materiais e métodos utilizados. Com o objetivo de minimizar tais riscos, é essencial o estabelecimento de um Programa de Biossegurança específico, que deverá dotar o laboratório de estrutura física, administrativa e técnica compatível com as atividades desenvolvidas, promovendo assim ações preventivas.

É importante salientar que o sistema de controle de qualidade deve ter intrinsecamente como finalidade a produção de resultados fidedignos e confiáveis, o que resultará inevitavelmente na credibilidade do laboratório. Mais do que ter o foco no cliente, é preciso ser focado por ele, e apenas tendo confiabilidade do serviço prestado é que o objetivo é alcançado. Qualidade deve ser definida com base no cliente, que em síntese, faz uso do serviço ou produto, todo fator que contribuir para essa adequação é relevante. Em resumo, a abertura de um laboratório de análises clínicas deve sempre se referir à satisfação das necessidades e das expectativas de usuários e clientes.

CONTROLE DE QUALIDADE

A garantia de qualidade ou qualidade assegurada é um conjunto de atividades que são planejadas e sistematizadas pelo laboratório, onde vai garantir que nosso trabalho atenda os requisitos da qualidade.

A garantia da qualidade vai estar relacionada diretamente com o processo pré-analítico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com