TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Controle De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia da Alcachofra em comprimido

Obtenção do comprimido de Alcachofra

A alcachofra é uma planta com o nome científico de Cynarascolymus. É uma planta europeia das regiões do Mediterrâneo, sendo cultivada no sul da Europa, na Ásia menor e ainda na América do Sul. No dito popular, tem efeitos benéficos nas doenças das vias biliares e hepáticas, tem ação digestiva e auxilia na prisão de ventre. Suas folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue e é usada como adjuvante no tratamento da diabetes e também como agente antiesclerótico. Possui um importante papel na dieta mediterrânea, sendo utilizada na forma alimentar, medicinal e na indústria de bebidas

A parte da planta em que se têm interesse medicinal é a folha e seus principais componentes químicos presentes, que são os derivados fenólicos, incluindo os ácidos cafeoilquínicos (ácido clorogênico, ácido 1,5 dicafeoilquínico e cinarina), flavonoides (escolimosídeo e cinarosídeo), sesquiterpenos (Cynaroprikin) em menor quantidade e vários alifáticos especialmente os hidroxácidos.

As atividades farmacológicas da alcachofra são conhecidas desde a antiguidade e foram testadas por uma infinidade de estudos clínicos. Suas folhas possuem propriedades colerética, diurética, hipolesterolêmica, bem como hepatoestimulante. (COSTA, 2009; SCHULTZ 2004)

Propaganda

A propaganda está legalmente de acordo com a descrição na RDC nº 333/03, que foi atualizada pela RDC 71/09, onde exige a impressão de lote e data de validade e fabricação com cores nas embalagens secundaria, sem a utilização do alto relevo.

Rotulagem

O comprimido de alcachofra possui sua embalagem secundaria em forma de conjunto, constando bulas individuais, onde são repassadas para o cliente, na forma de embalagens secundarias, juntamente com as bulas, utilizando técnicas com objetivos de divulgar conhecimento, promovendo adesão a princípios, ideias ou teorias, visando exercer influência sobre o público através de ações que obtivessem seus fins comerciais (RDC 102, art. 2)

Nos rótulos das embalagens primarias, do comprimido de alcachofra, cuja o fabricante é denominado Vitamed, foi possível verificar que segue o padrão de regulamentação técnica sobre rotulagem, que seria obrigatória, prevista na RDC 71/09 anexo IV, onde consta o nome do fabricante, marca, origem, lote, prazo de validade e título de registro.

Bulas

Conforme a descrição RDC 47, onde destaca o objetivo de aprimorar a forma e o conteúdo das bulas de todos os medicamentos registrados e notificados, e que são comercializadas em território nacional, a informação contida na bula da alcachofra da Vitamed consta sua funcionalidade, propriedade, o modo de usar, efeitos colaterais e contra indicação deste comprimido.

Imagens n.01 Planta e Medicamento da Alcachofra em comprimido – Vitamed.

Fonte: globorural/colunas.globo.com

Foto: Fernanda Bernadino (Alcachofra)

Arq. Pessoal (Medicamento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com