TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle E Qualidade

Casos: Controle E Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2013  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo implantar a gestão de controle de qualidade a fim de sanar pequenas falhas decorrentes do processo produtivo. Foram realizadas análises de qualidade nas madeiras e com os elementos que constituem o produto, como os parafusos, fechaduras e colas. As ferramentas passaram por uma vistoria para certificar que elas estão em perfeito estado. Foi analisada também a maneira em que os empregados estavam executando suas funções. Com a realização dessas atividades, foi possível identificar como acontece o processo de montagem dos móveis e identificar falhas durante o processo produtivo. Observando-se a qualidade da matéria-prima principal, a madeira, foi possível observar que estão em perfeitas condições de uso, assim como os parafusos e fechaduras. Algumas colas estavam vencidas, o que estava acarretando a desmontagem de algumas partes dos móveis. Algumas ferramentas estavam quebradas e foram remendadas pelos funcionários, por isso não estava sendo possível ser feito o aperto dos parafusos e das fechaduras da maneira correta. Devido à falta de atenção de alguns funcionários, algumas fechaduras das portas e gavetas dos móveis estavam faltando parafusos, que acarretava a desmontagem quando o cliente usufruía do seu produto. Sendo assim, foi constatada a necessidade de se implantar a gestão de controle de qualidade nessa empresa, para sanar as falhas na produção dos móveis e garantir total satisfação dos clientes.

Palavras-chave: Qualidade. Satisfação. Credibilidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06

1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 07

2. METODOLOGIA 08

3. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 09

4. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICE 14

ANEXO 15

INTRODUÇÃO

A qualidade de um produto ou serviço é de fundamental importância para o sucesso do mesmo no mercado, diante da ampla concorrência que encontramos no dia a dia. As empresas buscam a perfeição de seus produtos para se tornarem a líder entre as demais concorrentes, e isso é usado como um diferencial aos olhos do consumidor que busca um produto confiante, que satisfaça as suas necessidades.

Atualmente há um número muito grande de consumidores insatisfeitos com produtos que são adquiridos no mercado, graças a pequenas falhas que ocorrem durante o processo produtivo, acarretando a venda de produtos irregulares as pessoas e prejuízos nas indústrias.

Este projeto tem a finalidade de apresentar um projeto para implantar um controle de qualidade nesta empresa. A empresa industrializa móveis destinados a máquinas de costura e móveis em geral, atuando no mercado há vinte e quatro anos atendendo a pessoas físicas e jurídicas em todo o território nacional.

O presente estudo ajudará a estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio, proporcionando uma avaliação econômico-financeira antes de colocar em prática a nova ideia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços produzindo algo que não irá satisfazer o consumidor da maneira que ele espera.

Portanto, faz-se necessário saber quais são as oportunidades que podem ser percebidas nesta inovação, como o aumento de credibilidade com o cliente; ganho de mercado; as ameaças que a empresa pode sofrer caso não produza produtos de qualidade; tornar a inovação um diferencial perante os concorrentes.

A partir das questões anteriores, pode-se perceber a importância de se implantar um projeto de controle de qualidade em uma empresa. Desse modo, a fim de melhor direcionar os estudos e atividades referentes ao presente estudo, definiu-se os objetivos, que serão apresentados a seguir.

OBJETIVOS

1. Objetivo Geral

Elaborar um plano para implantação de um controle de qualidade na empresa Indústria de Móveis Rio Verde Ltda Epp.

2. Objetivos específicos

- Aumentar a credibilidade com os clientes e fidelizá-los

- Estimar receitas

-Ser a líder no mercado em produção de móveis de qualidade garantida para máquinas de costura e móveis em geral.

- Ganho de mercado

- Criar um diferencial perante os concorrentes

HIPÓTESES

Os pequenos defeitos que estão ocorrendo nos móveis podem ser graças a:

- Madeira de baixa qualidade

- Mão de obra despreparada

- Ferramentas irregulares

- Matéria-prima imprópria para o uso

- Local irregular para o armazenamento de matérias-primas, materiais acabados e produtos acabados.

No decorrer do projeto será possível avaliar se essas hipóteses serão confirmadas ou rejeitadas, e trabalhar para que as falhas sejam eliminadas e a produção do móvel seja feita da maneira adequada.

JUSTIFICATIVA

A questão da qualidade tem se tornado cada vez mais importante no mercado, pois a cada dia estão surgindo novas empresas concorrentes no ramo. E para que alguma dessas empresas se destaque das demais, é preciso que esta haja algo diferente, que chame a atenção do consumidor e faça com que ele se sinta satisfeito com o que esta adquirindo.

O investimento nessa inovação acarretará para a empresa o aumento de credibilidade com o cliente e fidelização, ganho de mercado e assim aumento de receita, destaque na produção de móveis, além de futuramente torná-la uma “vaca leiteira”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com