TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de qualidade

Tese: Controle de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

Controle da Qualidade:

Consiste em analisar o desempenho do produto referente à qualidade desejada, avaliar se está atingindo as metas desejadas e, se não estiver, tomar providências para a melhoria.

Melhoramento da Qualidade: Busca aumentar consideravelmente o desempenho da qualidade. Providências para garantir que o produto saia com a qualidade desejada.

Conforme Lima (2004), a qualidade do produto, quando este chega às mãos do cliente é o resultado das atividades desenvolvidas durante o ciclo de produção.

Com isso a gestão da qualidade evidencia-se como algo fundamental para a empresa. Apenas com ela é possível obter a garantia de que todas as atividades atinjam a qualidade esperada no produto, bem como atendam os objetivos econômicos e estratégicos da organização.

Objetivos da Implantação da norma ISO 9001

A indústria metalúrgica de forma geral vem sendo cada vez mais pressionada para atender as exigências da legislação ambiental e controlar a geração de resíduos, dar destino adequado para os mesmos visando estabelecer formas de prevenção de poluição. Ao minimizarem a geração dos seus resíduos e estabelecerem critérios para transformação, através de sua reciclagem interna e externa, diminuem a decisão de coloca-los em aterros industriais.

A Resolução número 001/86 do Conama define impacto ambiental da seguinte forma:

Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetem:

A saúde, a segurança e o bem estar da população;

As atividades sociais e econômicas;

A biota (conjunto de seres vivos do ecossistema);

As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

A qualidade dos produtos ambientais (Conama, 1986);

“Uma alteração ambiental pode ser natural ou induzida pelo homem e o impacto inclui um julgamento do valor significância de um efeito”. (MUNN, 1979).

De acordo com Marques (2008):

A ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization, é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra Suíça. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. Os membros da ISO (cerca de 90) são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standards Institute), BSI (British Standards Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia). O trabalho técnico da ISO é conduzido por comitês técnicos (TC’s).

Importância da Norma ISO 9001 para a Inoxel:

No atual meio empresarial em que a competição por clientes e a exigência dos mesmos são cada vez maiores é, de extrema importância a satisfação e a melhoria contínua de seus processos e produtos. A norma ISO 9001 ajudará a Inoxel a trabalhar focada na satisfação e na melhoria do gerenciamento.

Entre várias melhorias, podemos citar o aumento da produtividade com qualidade, a sustentabilidade, o comprometimento com o meio ambiente e a elaboração de um indicador de qualidade, que irá agregar valor e visibilidade à Inoxel, além de envolver toda a organização, facilitando assim, o interesse e desenvolvimento individual e de toda a organização.

Indicador de Qualidade:

Tem o objetivo de fornecer informações sobre o andamento das atividades, qualidade da empresa e permite comparar o real com o planejado, antes e depois da solução.

O Sistema de Gestão de Qualidade da Inoxel operará sob procedimentos internos, instruções de trabalho específico, registros e tabelas, medido e revisado mensalmente para uma eventual necessidade de um plano de ação.

Os registros são controlados e armazenados, visando fornecer evidências para uma operação eficaz. Também deverão ser legíveis e identificáveis, possibilitando rastrear a atividade, produto ou serviço envolvido, sendo de responsabilidade da área de meio ambiente o controle dos registros relacionados.

Será muito importante também o monitoramento dos vencimentos de licenças, alvarás, certificados e outros requisitos que possuam vencimento, bem como prazos legais de aplicação, conforme Plano de Monitoramento.

Política Ambiental

Para o desenvolvimento e implementação do SGA (Sistema de gestão Ambiental), a Empresa Inoxel estabeleceu sua Política Ambiental, conforme segue:

Política do Meio Ambiente:

A Política ambiental foi desenvolvida juntamente com a consultoria ambiental responsável pelo projeto de implantação do SGA contando com a presença dos diretores da empresa, representante da administração e comitê ambiental.

Após aprovação pela diretoria a Empresa Inoxel comunicou sua Política a todos colaboradores e público em geral através de banners na empresa, informativos, divulgação na internet, jornais e revistas de circulação regional e treinamentos para colaboradores, assegurando que esta esteja comunicada e disponível às partes interessadas.

Valores que também contribuem para uma Gestão de Qualidade

Produtos prejudiciais à saúde:

A tabela a seguir, mostra que há substâncias que prejudicam muito a saúde e que ás vezes não temos conhecimento do quão ruim elas são. De onde vem e seus efeitos vemos agora:

Metais

De onde vem

Efeitos

Alumínio

Produção de artefatos de

Alumínio; Serralheria;

Soldagem de medicamentos

(antiácidos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com