TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copetencia Profissionais

Casos: Copetencia Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Nara Núbia de Resende RA: 235998

Valdir Ribeiro dos Santos Filho RA: 263302

Graciana Cassimiro da Silva RA: 269497

Aline de Resende RA : 263304

TRABALHO DE COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

Professora: Ma. Gilse T. Lazzari Perosa

Cristalina, 27 novembro de 2012.

RELATORIO

EDUCAÇÃO LUDICA, PRATICAS DOCENTES, GESTÃO EDUCACIONAL E MATEMATICA.

A brincadeira é compreendida como situação imaginaria criada pelo contato da criança com a realidade social. Nessa perspectiva a brincadeira dentro da sala de aula tem importância significativa no processo ensino aprendizagem.

A ludicidade faz parte faz parte das atividades essências da dinâmica humana, caracterizando por ser espontâneo funcional e satisfatório levando a realização de diversas atividades que englobam a criança dentro de sua especificidade contribuindo para uma satisfação pessoal.

E comum na escola de hoje ser desenvolvido um trabalho pedagógico com preocupação em preparar o aluno para as mudanças constantes no mundo em que vive, prepará-lo para a tomada de atitudes e para o exercício consciente de seus direitos e deveres, mas principalmente instrumentalizá-lo para o aprendizado para sua vida cotidiana.

As evidentes mudanças cientificas – tecnológicas, econômicas, sócias, políticas e cultural, ocorridas no mundo contemporâneo tem influenciado direta e indiretamente a organização da sociedade que concretamente reflete em seus processos educacionais. Em sincronia com essas mudanças, que já vem de outrora, a organização da sociedade mediada por essas relações refletiu, em diferentes contextos históricos e formas de desenvolvimento de gestão pedagógica e administrativa, buscando referencias no mais variados espaços de composição social.

A forma de transmissão formal dos conhecimentos tendo como fonte o adulto é uma das maneiras de ensinar a criança que aprende de forma significativa, autônoma e construtiva como, por exemplo, a experimentação direta, a observação dos fatos, a discussão das observações, as trocas de informações e as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras).

Afirma Piaget (1998), o pai da gênese da estrutura lógica do pensamento, que “hoje sabemos que o jogo em sala de aula é uma estratégia didática que possibilita a criança chegar a descoberta e a construção de conhecimento”.

O jogo em sala de aula é uma ótima proposta, porque propicia a relação entre parceiros e grupos e nessas relações podemos observar a diversidade de comportamento das crianças para construir estratégias para a vitoria, e que é um fator de avanço cognitivo pois durante o jogo a criança estabelece decisões, entra em conflitos com seus adversários e reexamina seus conceitos.

PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM MATEMATICA

INTRODUÇÃO

Desde os primeiros anos de vida, as crianças passam a maior parte do tempo brincando, a escola também deveria representar papel fundamental na vida das crianças, porém, ao ingressar na escola a criança começa a ter uma nova visão. Com isso a escola representa um tempo a menos que as crianças têm para brincar, e por isso começa a ser repudiada pelas mesmas. Se observarmos o comportamento das crianças quando brincam podemos perceber o quanto elas estimulam a sua capacidade de resolver problemas, pois, o jogo para elas é uma atividade dinâmica. Quando jogos são propostos para as crianças, a reação mais comum entre eles é de alegria e interesse pela atividade, pelo material e pelas regras, mas o interesse e alegria pelo jogo simplesmente não bastam, é preciso que haja uma intervenção pedagógica a fim que esse jogo seja útil na aprendizagem de conceitos. É necessário também que essa atividade represente um desafio, que seja capaz de gerar “conflitos cognitivos”, que segundo Jean Piaget, os conflitos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do sujeito.

Público-alvo - 1ª ano

Etapa – Educação Infantil

Perfil da turma – Aproveitar a bagagem que a turma tem em resolve problemas matemáticos.

Tempo de duração – 3 horas

Tema da aula – Calculo mental e tabuada.

JUSTIFICATIVA

Devido ao problema encontrado no ambiente escolar, percebe-se a importância de se ter certa habilidade com o calculo mental. Por isso é necessária uma significativa compreensão dos números e suas propriedades, bem como a tabuada, para o estabelecimento de estimativas, para o uso pratico em atividades cotidianas.

OBJETIVOS

• Desenvolver a capacidade de resolver problemas que envolvam calculo mental e tabuada;

• Aumentar o conhecimento do aluno sobre o campo numérico;

• Levar o aluno ao entendimento da tabuada e não simplesmente decorá-la

PROCEDIMENTO DE ENSINO

Apresentação de cartaz que compõe situações problemas de matemática e tabuada.

RECURSOS MATERIAS

Cartaz, tarefas e panfletos

AVALIAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com