TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correção Avaliação De Sociologia

Exames: Correção Avaliação De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.774 Palavras (16 Páginas)  •  3.191 Visualizações

Página 1 de 16

1. (UPE 2010) Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:

a) Marx e Foucault.

b) Comte e Durkheim.

c) Descartes e Marx.

d) Aristóteles e Comte.

e) Durkheim e Chartier.

Resposta: [B]

2. (Uem 2012) Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale verdadeiro ou falso.

01) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. ( )

02) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. ( )

04) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. ( )

08) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade. ( )

16) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos. ( )

Resposta: [V,V,F,V,F]

3. (PITÁGORAS) Tomando por referência as discussões em sala de aula, apresente características da disciplina Sociologia.

Resposta: É uma disciplina recente historicamente e surgiu num período de grandes transformações das relações sociais, e seus pioneiros confundiam-se com militantes dessa transformação. Marx aborda, com profundidade, as relações internas do capitalismo que se inicia, percebendo e denunciando um novo processo de escravidão das pessoas na figura dos proletários. Weber elabora seu livro Ética protestante e o espírito capitalista , explicando como uma conjunção de fatores históricos, econômicos, sociais e religiosos propiciaram a efetivação do capitalismo. Durkheim desenvolve uma análise da sociedade, criando os conceitos de "Solidariedade Mecânica" e "Solidariedade Orgânica", em que observa uma mudança nas relações, que se complexificam. Eles apresentam um olhar peculiar da sociedade, o seu processo de transformação e sua influência sobre a vida das pessoas. A Sociologia nasce ou surge, em meio a uma transformação do mundo, como instrumento de análise, de reflexão e argumento para a ação da própria transformação. Durkheim e Marx fazem uso de uma linguagem estrutural, em que há um determinismo social sobre o indivíduo, e Weber faz uso de uma linguagem interpretativa, emque considera o sentido subjetivo da ação individual.

4. (UNESP) A pesquisa e a produção de informações realizadas pelo sociólogo estão baseadas em um compromisso científico com a realidade social. A divulgação pública da pesquisa e da produção de informações deve ser:

a) filtrada ideologicamente, pois pode acarretar maiores conflitos sociais.

b) filtrada politicamente pela classe social detentora do poder e depois transmitida à população.

c) precisa, no entanto deixando de lado questões polêmicas. Estas devem ser transmitidas apenas às agências de financiamento da pesquisa.

d) precisa e correta, sobretudo porque o cidadão tem o direito à informação.

e) correta, sem no entanto haver grandes aprofundamentos técnico-científicos e teórico-metodológicos, pois o povo não entenderia.

Resposta:[D]

5. (CNDL) Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.

O tratamento científico dos fatos sociais – crenças, tendências, práticas do grupo tomadas coletivamente - é tão pouco habitual que algumas das proposições contidas neste livro correm o risco de surpreender o leitor. Todavia, se existe uma ciência das sociedades, é de esperar que ela não se limite a ser paráfrase de preconceitos tradicionais, e, sim, que mostre as coisas de maneira diferente da encarada pelo vulgo; pois o objetivo de toda ciência é descobrir, e toda descoberta desconcerta mais ou menos as opiniões formadas. É preciso que o sociólogo tome resolutamente o partido de não se intimidar com os resultados alcançados pelas pesquisas, quando metodicamente conduzidas, a menos que, em sociologia, se conceda ao senso comum uma autoridade de que há muito tempo não goza nas outras ciências [...].

DURKEIEM, Émile. As regras do método sociológico. (trad.) Maria Isaura Pereira de Queiroz. 13 ed. São Paulo: Nacional, 1987. p. 15. (fragmento).

a) Durkheim se propôs a realizar uma teoria da investigação sociológica, através da transferência do procedimento científico usado nas ciências mais maduras – observação e investigação indireta – para investigação dos fatos sociais. Cite exemplos de fatos sociais.

Resposta: Podem ser citados como exemplos de fatos sociais: as crencas, as tendências, as práticas de grupo tomadas coletivamente.

b) Explique a função da Sociologia tendo por base o trecho seguinte:

“(...) se existe uma ciência das sociedades, é de esperar que ela não se limite a ser paráfrase de preconceitos tradicionais, e, sim, que mostre as coisas de maneira diferente da encarada pelo vulgo; (...)”.

Resposta: Durkheim se propôs a realizar uma teoria da investigação sociológica, através da transferência do procedimento científico usado nas ciências mais maduras - observação e experimentação indireta - para investigação dos fenômenos sociais.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com