TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosao

Tese: Corrosao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 7

2.1OBJETIVO GERAL

Tem-se como objetivo geral avaliar, classificar e econtrar soluções para os diferentes tipos de corrosão encontrados nas intalações da Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para alcançar os propósitos mencionados no objetivo geral, foi necessário cumprir os seguintes objetivos específicos:

a) Encontrar focos de corrosão nas instalações da universidade;

b) Fotografar os mesmos;

c) Classifica-los quanto ao tipo, ocorrencia e material;

d) Avaliar o porque o mesmo ocorreu;

e) Pesquisar soluções para que a corrosão não continue se propagando.

3 METODOS

3.1 CONCRETO

O processo de corrosão no concreto é tal que cria condições de aumento da taxa de ataque. O fenômeno é relacionado ao fato dos produtos da corrosão do ferro e do aço terem um volume específico maior do que o próprio aço. O aumento do volume dos produtos da corrosão causa tensões que podem resultar na fissura do concreto. As fissuras do concreto facilitam o acesso do meio corrosivo a aceleram o processo.

Quando as fissuras atingem a superfície externa do concreto, os produtos da corrosão podem ser removidos. Mais graves são os ataques em concreto protendido. Neste caso o processo de corrosão pode levar a perda da resistência e eventualmente colapso.

Segundo Enio J. Pazini Figueiredo e Gibson Rocha Meira o processo de corrosão do aço no concreto envolve uma fase inicial, na qual os agentes agressivos alteram as condições do concreto no entorno da barra, despassivando a armadura, seguindo-se da formação de uma célula de corrosão, responsável pela propagação da corrosão.

O concreto protege as ferragens de duas manerias distintas. A primeira é deivido a camada protetora que o mesmo exerce sobre o metal evitando o seu contato direto com as condições climáticas. A segunda é devido a sua composição química. Por ser uma mistura de compostos que tem tendencia a formar bases, quando misturado a água o mesmo forma esses elementos aumentando assim o pH da solução.Logo quanto maior o pH maios será a tendencia de formar a pelicula passivadora que inibe a corrosão do metal.Podemos visualizar esse fenomeno no grafico abaixo.

Para que a despassivação ocorra, precisamos da presença de um eletrólito. O eletrólito em contato com o concreto infiltra nos poros presentes no material alcançando assim as ferragens. O metal juntamente com o eletrólito formam uma pilha eletroquímica que se da a corrosão através da transferência de elétrons do anodo para o catodo.

A figura a seguir exemplifica o processo explicado acima:

Geralmente os metais utilizados para ferragem em concreto não são muito nobres. Não possuem nenhum tipo de tratamento especifico para se evitar a corrosão. Assim somente o contato com o eletrólito já causa a mesma.

Causas

• A presença de íons de cloro é uma das principais causas da corrosão do aço no concreto. Os íons são provenientes de contaminantes externos ou dissolução de sais.

• Insuficiência ou má qualidade do concreto do recobrimento da armadura

• O cimento hidratado possui um pH de aproximadamente 12,5. Este pH o aço contra a corrosão. O hidróxido de cálcio de concreto reage com gás carbônico da atmosfera:

Ca(OH)2 + CO2 = CaCO3 + H2O

Dessa forma reduz o pH do concreto para 9, facilitando a corrosão

Medidas Preventivas

• Revestimentos do aço (galvanização, pintura, etc.);

• Redução da permeabilidade do concreto;

• Aumento da profundidade de cobertura de concreto ou a eliminação dos íons de cloro pelo uso de seladores são aplicáveis;

• Isolamento dos metais ou da utilização de ligas com valores próximos na série galvânica;

• Proteção catódica (consiste em fazer com que os elementos estruturais se comportem como cátodos de uma pilha eletrolítica com o uso de metais de sacrifício, dessa forma, a estrutura funcionará como agente oxidante e receberá correte elétrica do meio, não perdendo eletros para os outros metais)

• A medida preventiva tem algum grau de sucesso mas não comparável à proteção catódica.

No campos da Faenge, foi encontrado esse tipo de corrosão no teto próximo ao banheiro masculino do primeiro prédio conforme a figura 3.

Figura 3 – corrosão das ferragens do concreto armado.

Fonte: Faenge

3.2 MADEIRA

De acordo com Freitas (1982), a madeira é um material de baixo peso, que possui alta resistência à tração e à compressão, além de suas propriedades isolantes e boa trabalhabilidade. O problema da madeira, porém, é a grande vulnerabilidade à ação do tempo, devido a sua higroscopicidade, o que acarreta na absorção e perda de água ao longo do tempo, fraturando o material aos poucos. Há também a ação dos agentes químico encontrados na água, que corroem o material, além da deterioração biológica, por fungos e bactérias. Assim, a madeira, sem a devida proteção, deteriora-se com a ação do intemperismo.

Causas

• Contato da madeira com intempéries;

• Contato da madeira com a água da chuva;

• Contato da madeira com produtos químicos provenientes de material de limpeza.

Medidas Preventivas

• Emprego de produtos de impermeabilização da madeira, tornando-a

resistente à ação das intempéries e da água;

• Produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com