TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enron - Corrosão De Caráter

Pesquisas Acadêmicas: Enron - Corrosão De Caráter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2012  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Questão

A empresa Enron, empresa de energia que chegou a ser a 7ª maior companhia do país, que passou seu patrimônio de 10 bilhões de dólares para 63 bilhões de dólares, em menos de 10 anos. Em 24 dias a empresa faliu, carteiras com investimentos de mais de 300 mil dólares, se reduziram a menos de 3 mil dólares. É claro que em algum lugar iria parar esse milhões, e obviamente não foi no bolso dos investidores, e sim no dos altos executivos da Enron,que embolsaram mais 200 milhões. Este caso ilustra o que acontece quando a ganância, a arrogância e a manipulação da informação, se juntam sem qualquer limite. Seus executivos conseguiram elevar os preços das ações das empresas a níveis estratosféricos sem que houvesse lastro real na contabilidade.

E mesmo cientes de toda a fragilidade e irracionalidade dos seus negócios, os manda chuvas da Enron continuavam a propagar a solidez da empresa aos quatro cantos, fazendo com que as pessoas se sentissem estimuladas a compra de ações, a ambição se controle algum, até seus mais pobres funcionários que investiram seus fundos de pensão, nesse que com certeza foram seus piores investimentos. Agora algo de estranho ficou marcado, como a mídia e os analistas financeiros aceitavam e festejavam o ‘sucesso’ da empresa sem levantar uma questão sequer a respeito desse verdadeiro milagre econômico.

A Enron mostrava-se uma empresa sólida, inovadora no mercado mundial, em busca do sucesso, do dinheiro fácil, ocultava as fraudes, especulações financeiras e corrupção. Manipulava seus balanços financeiros com a ajuda de grandes empresas, bancos o que ajudou no seu lucro. Uma história de corrupção e falência fraudulenta, onde os capitalistas mostram em que são “mais espertos”.

O que mais faltou a Enron foi a verdade, tanto na dimensão racional, como na ética. A falsa verdade que eles tanto pregavam, fizeram com que seus funcionários investissem em ações e acabassem perdendo o dinheiro guardado por toda uma vida, onde foi exposta uma falsa beleza, maquiada pela frieza dos grandes investidores, demonstrando a falta de bondade.

2ª Questão

Ele nos leva a um cenário de época, em que o trabalho e a vida eram lineares, baseados no aprofundamento das relações sociais e em valores como a ética. Além disso, eram tempos em que o sistema burocrático regulava os ganhos de riquezas e minimizava a desigualdade, e podia-se contar também com um certo paternalismo estatal e da força sindical. Ele faz essa apresen¬tação, de forma romântica, utilizando o personagem Enrico, que trabalhava como faxineiro, e no seu trabalho tinha um objetivo único e perene: servir à família. Compara o personagem Enrico e seu modelo de traba¬lho com seu filho “Rico”, que 20 anos depois se apresenta no mercado, inserido no modelo capitalista flexível.

3ª Questão

Para Sennett, o novo capitalismo afeta o caráter pessoal dos indivíduos, principalmente

porque não oferece condições para construção de uma narrativa linear de vida, sustentada na experiência. Ele demonstra, ao utilizar o recurso metodológico de história de vidas, como o trabalhador fordista, apesar de ter o seu trabalho burocratizado e rotinizado, consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com