TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrupção No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Corrupção No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

A Corrupção no Brasil, E as Instituições políticas

Anteriormente, a corrupção era apenas mencionada na literatura como um dado, ou um noticiário de fato. Recentemente tem recebido uma atenção destacada abrangendo praticamente todos os setores da sociedade surgindo de várias formas, com conseqüências lasmitáveis para todo país. O desenvolvimento fica comprometido: Estradas em péssimos estados, Hospitais sem infra-estrutura, falta qualidade na educação; enfim, falta de qualidade de vida.

Diariamente casos de corrupção envolvendo autoridades empresariam e governamentais tem sido revelados, sendo mantidas em alta impunidade que impera o país. Tornando-se um dos principais problemas para a gestão pública e para a democracia.

O país possui respeitável aparato institucional para lidar com a corrupção, mas que tem sido insuficiente para diminuir a corrupção, pois tais relações seguem objetivos políticos favorecendo ás práticas da corrupção em trocas de favores com os políticos cedendo cargos de confiança, a interesse da meio política assim as irregularidades ocorrem com maior freqüência, e a impunidade é a principal causa dessa situação com as leis preparadas especialmente pelos políticos cheios de vícios para evitar que eles sejam incriminados. Sendo fundamental que as intuições da democracia funcionem bem e que possam ser capazes de prestar contas aos cidadões de seu desempenho.

Apesar de aparentar ser um caminho sem volta, há medidas que podem sim combater com eficácia a corrupção no Brasil, porém estas devem ser apoiadas pela sociedade organizada para evitar essas práticas. Portanto é preciso que cada um de nós, atue de forma conscientes, pensando nos outros, tornando-se um agente de mudança pelo fim da corrupção. Ou seja, o controle da corrupção não depende apenas das instituições do Estado, mas também de uma vontade cidadã que controle e impeça ás prática da corrupção do poder político. E as reformas políticas, associadas à mudança das instituições, sempre serão bem vindas, conforme seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com