TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cozinhas Modernas

Monografias: Cozinhas Modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

O intenso processo de transformação sofrido pela sociedade brasileira nas últimas décadas tem refletido no perfil alimentar dos brasileiros. O país está cada vez mais urbano e a alimentação doméstica passou a ceder lugar à alimentação fora de casa. Com isso, o mercado de refeições evoluiu junto à sociedade. Os restaurantes comerciais integram de forma circunstancial, as empresas do segmento de alimentação, que precisam criar diferenciais competitivos, aliando qualidade dos produtos e serviços oferecidos às novas tendências e práticas alimentares de seus clientes, cada vez mais exigentes.

A essa nova relação entre os consumidores e o comer, foram agregados inúmeros profissionais, integrando equipes antes compostas por gerentes, garçons, chefs, cozinheiros e ajudantes. Os nutricionistas se destacam entre os novos integrantes. Exercendo atividades que vão além do controle de qualidade e segurança dos alimentos, contribuindo para o sucesso e permanência do estabelecimento no mercado, trabalhando em beneficio da saúde, fazem a diferença nos restaurantes comerciais.

Os estabelecimentos que atuam na área de alimentação coletiva estão frequentemente envolvidos em surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

Assim é de fundamental importância à implantação de boas práticas de manipulação e procedimentos operacionais padronizados (POPs), por meio de capacitação de toda a equipe. A elaboração do manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados devem servir efetivamente como diretrizes a toda a equipe e não só para atender às visitas fiscais. Ressalto que o manual de boas práticas, quando bem elaborado, transforma-se em uma ferramenta bastante útil à otimização e racionalização do trabalho, principalmente em um segmento em que a rotatividade de colaboradores ainda é alta.

Um nutricionista deve contribuir para a permanência desses estabelecimentos no mercado, daí, o grande diferencial de se ter uma consultoria nutricional em sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com