TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crac No Brasil

Artigo: Crac No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

Resumo-----------------------------------------------------------------------------------3

Introdução---------------------------------------------------------------------------------4

Desenvolvimento-------------------------------------------------------------------------5

Considerações finais--------------------------------------------------------------------8

Referencias bibliográfica---------------------------------------------------------------9

INTRODUCÃO

O objetivo deste trabalho é refletira a questão das drogas, principalmente nos dias atuais, o tema a ser trabalhado é o uso do crack nas grandes cidades e metrópoles. Nos últimos anos o uso do crack vem aumentando drasticamente, e também deixando de ser um problema regionalizado, passando a acontecer em diversos lugares desde as grandes até as pequenas cidades.

Hoje a situação do crack se configura como um dos mais graves problemas de saúde publica ao ponto de seus efeitos criarem diversos problemas sociais, como: aumento da violência e criminalidade, abandono escolar, crises familiares dentre vários outros problemas que atinge uma sociedade inteira.

Segundo chalub e Telles (2006) “o uso e abuso de substâncias químicas transformou-se em um grave problema de saúde publica. em praticamente todos os países do mundo.” Através disso podemos ver o quanto o uso dessas substancia esta associada aos comportamentos violentos e intoleráveis como é o caso dos acidentes de transito e violência familiar, principalmente entre indivíduos com histórico de agressividade e problemas psiquiátricos, elevando ao uso excessivo das drogas e em muitos casos podendo levar ate a morte.

Mostrar também que o uso excessivo do crack debilita o organismo do consumidor rapidamente, deixando o usuário magro, com histórico de insônia e agitação ou ate mesmo horas com o sono muito pesado. Fazendo com que a pessoa dependente de drogas tende a abandonar atividades de trabalho, lazer com a família, estudo e até mesmo a própria casa, dando lugar ao vicio e se entregando a depressão e em muitos ao consumo de bebidas alcoólicas.

DESENVOLVIMENTO

Podemos ver que inicialmente, o uso de drogas era restrito as cidades grandes como: São Paulo, Rio de Janeiro, principalmente nas regiões conhecidas como cracolândia, porém nos últimos anos o uso do crack se espalhou por todos os centros urbanos e atingindo todas as cidades brasileiras inclusive o interior país, aonde o consumo vem crescendo drasticamente. Em termos bem especifico, o crack é uma droga barata e de alto poder de dependência, causando um grave problema social.

Objetivo deste texto é refletir acerca da prática profissional do Serviço Social dando ênfase, particular, à atuação junto aos dependentes químicos, entendendo a dependência química como um problema de saúde publica social, ou seja, um desafio para as políticas sociais, onde deveria criar mais Programas de Prevenção e Tratamento a Dependência Química. E não deixar que uma população inteira sofra por motivo das drogas.

Podemos ver que vários são os motivos que podem levar um individuo a se viciar em drogas como é o caso do crack. Nos últimos dias nos vimos um aumento assustador noqual esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, entre eles estão à falta de informação sobre o perigo de longo ao curto prazo e também a falta de conscientização por parte dos governantes, pois o uso indevido de drogas tem contribuído muito na criminalização de jovens em todo o país.

Hoje o Brasil se encontra no ranking dos países, onde a epidemia de drogas e muito grande, principalmente o crack que se tornou uma das piores drogas do país. Muitas das vezes o usuário se entrega ao vicio com o intuito de encontrar novas sensações e satisfações ou ate mesmo uma forma de fugir de problemas pessoais e sociais, e infelizmente esse é um dos problemas mais comuns e que normalmente são derivados de problemas urbanos, como exclusão social, desemprego e falta de oportunidade.

Vimos-nos que o aumento do uso de drogas tem se tornado muito comum nos dias de hoje, pois em todos os lugares encontramos pessoas usuárias e traficantes.Mas, para que esse número não aumente cada dia mais o governo deveria criar estratégias inteligentes que impeçam os traficantes de dominar áreas das cidades e também a vida das pessoas.

“O uso de crack é um problema restrito as metrópoles a dependência e uso de substâncias psicoativas se tornou um grande problema para saúde pública em quase todos os países no mundo e está muito ligada aos comportamentos violentos e criminais, principalmente entre os indivíduos com histórico ligado à agressividade, complicações médicas e psiquiátricas (Scheffer, Pasa e Almeida, 2010).”

O uso excessivo das drogas esta se tornando cada vez mais um problema para a sociedade em geral, hoje somente com o tratamento químico não resolve o problema do usuário, pois o uso de drogas esta acabando também com as relações sociais de uma população inteira, ou seja, as pessoas não podem mais sair às ruas, pois corre o risco de ser assaltado por um usuário de drogas, ou ate mesmo perder suas vidas por motivos banais.

O poder do Estado deveria interferir na vida privada. Reiteram-se as afirmações "o uso de drogas desagrega as famílias", "o uso de drogas leva à violência", "enquanto houver usuários, haverá tráfico", "quem usa drogas participa da violência que cerca sua produção", "vamos seguir os usuários e chegaremos aos traficantes". Afirma-se que "enquanto houver demanda, haverá oferta". Mas não há razões suficientes para crermos que o "problema" da droga esteja apenas no consumo, como insistem alguns governos, instituições e parte da mídia.

E nesse contexto que surge a importância do trabalho do assistente social, pois alem de atuar na prevenção e orientação da sociedade, esse profissional pode trabalhar na devolução do individuo a sociedade desenvolvendo a sua autonomia individual e buscando alternativa para novos projetos de vida, alem de orientar as famílias envolvidas nesse processo. Fazendo entender que o viciado em crack é diferente de uma pessoa que possui o vírus da AIDS e que ambos deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com