TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cratera Vargem Grande

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROF. ALEXANDRE G. FERREIRA

ATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ALEF DIEGO DIAS

ARLAN MENDES        

CLAUDINEI LIMA

DANIELA C FERREIRA

HENRIQUE GABRIEL DE MOURA

SÃO PAULO

2016

Sumário

Introdução        

O que é uma cratera?        

Cratera do Vargem Grande        

Apresentação do Local        

Projeto de capitação de água em vargem grande        

Conclusão        

Referencia        


Introdução

Neste trabalho acadêmico, você ira ver as muitas dificuldades sofridas por cidadãos de um bairro do extremo sul de São Paulo, problema qual que é causado pela geografia do local que se trata de uma cratera, o que é causa de grandes problemas.

Também serão apresentadas algumas soluções para que possa melhorar a vida de muitos que ali vivem, e aproveitando o local, sem degradação do ambiente, mas sim hipóteses que como ter uma preservação melhor.

O que é uma cratera?

As crateras são depressões que se encontram no solo, suas características são as bordas mais elevadas do que ao seu centro. Estas podem acontecer devido a meteoros ou asteroides caídos.

Cratera do Vargem Grande

A cratera encontra-se localizada em São Paulo, no distrito de Parelheiros, região do extremo sul da capital com 3,6 quilômetros de diâmetros. As elevações que compõem a borda circundante em forma de anel se elevam a aproximadamente 125 m acima da planície central e esta situada a cerca de 775m de altitude. Mostra a característica de pântano, uma vez que a drenagem, antigamente era para o interior da mesma. Com o acúmulo de água e matéria orgânica, o clima natural é tropical, suboceânico, super úmido, do adverso do planalto atlântico, onde se encontra bacias das represas Billings e Guarapiranga. Com alto teor de matéria orgânica o que se encontra no local é considerado um corpo celeste, um meteoro ou cometa que caiu a mais de 30 milhões de anos neste local, podendo ser considerada um astroblema, cicatriz solar resultante da queda de um meteoro, na época em que foi formado o sistema solar. Nos pontos mais altos o que se vê, são os contornos do bairro, onde no governo de Orestes Quércia, foi construído um CPD (Centro de Detenção Provisória). Em 1961 os estudos geofísicos da área forma realizados por R.Kollert, A.Bjornberg e A. Davino a mesma foi considerada testemunho de colisão( cratera de impacto), na área houve um preenchimento redimentar com mais de 400m de espessura ao Sul do centro da cratera., onde se encontra a maior profundidade. Geólogos acreditam que a cratera já foi um lago há mais de 18 mil anos atrás (estudos ainda não confirmados). A cratera foi tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). E está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos (APA) nome que se refere ao encontro dos dois rios existentes na região. O bairro de Vargem Grande teve sua ocupação irregular há 13 anos (2003). Em 1987 a União Das Favelas do Grajau (UNIFAG) rateou com 3 mil pessoas a chácara que foi comprada do alemão João Rinsberg, área onde fica a cratera. Com o passar do tempo o loteamento irregular que consolidou em cratera aberta por um meteoro, vem tentando ser repaginado, para virar um museu aberto, só que essas intervenções envolvem infraestrutura, equipamentos políticos e regulamentação fundiária.

Hoje existe uma população de aproximadamente 45 mil habitantes no bairro, dentro dessa cratera encontra se uma bacia hídrica, localizada a nascente do Ribeirão Vermelho, o rio Krukutu e o braço Taquaquecetuba (rios que drenam a cratera), os mesmo juntos seguem em direção ao bairro Nova America, passando por baixo da Estrada do Colônia e margeia a Represa Billings até a Ilha do Bororé, onde o mesmo é bombeado para o Canal do Caulin que por sua vez desagua na Represa do Guarapiranga, são 10.000 litros de agua/ segundo. Estudos mostram que 30% da agua consumida na cidade de SP, saem da região.

O bairro do Vargem Grande passou por uma crise hídrica em 2010, na época haviam 5 poços artesianos e a população da parte mais alta do bairro ficou 20 dias sem agua. Após manifestação dos populares junto as autoridades locais, protocolado aos órgãos públicos e veiculado em emissora de TV (Bandeirantes), houve a solução do problema. Foi realizada a obra de mais um poço artesiano no local, e até o momento não há registro de falta de agua no bairro.

Por outro lado, existe o problema do alagamento em dias de chuva. Por ser uma área de bastante agua, o lençol freático acaba não suportando os dias de chuva intensa e a parte mais baixa do local da cratera sofre com alagamentos.


Apresentação do Local

  • Vargem Grande, conhecido como Cratera da Colônia, localizado no extremo da zona sul, em Parelheiros, na cidade de São Paulo.
  • Reconhecido em 1987, com uma área de 2,46 milhões de metros quadrado, em forma de anel, característica de pântano, uma vez que a drenagem era volta para si.
  • Formado a 30 milhões de anos com a queda de um meteoro, abriu se uma cratera com 3,6 de km de diâmetro, 400 metros de profundidade. Com dados importantes a ciência, a variedade de elementos abióticos e bióticos, proporciona informações tanto nos estudos geológicos e biológicos.
  • Em 1960, foi reconhecido como monumento geológico, foi tombado pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico.
  • Com aproximadamente 35 mil moradores.
  • Ocupado irregularmente em 1987, foi loteado, adquirido através do alemão João Rinsberg, um dos primeiros moradores. Quase 100 famílias alemãs ali moravam no inicio do século XIX, trazidos pelo Império, para colonizar a região, ate hoje remanescentes na região.
  • Em 2007, foi criado o Parque Natural Municipal Cratera De Colônia, com o intuito de garantir a proteção da área.
  • Passou por uma crise hídrica em 2010, deixando os moradores por mais de 20 dias sem água, após manifestação solucionada.
  • Mas o grande problema e o alagamento em dias de chuva, a parte mais baixa do local não drena e o lençol freático não da conta do fluxo.

Projeto de capitação de água em vargem grande

Como vimos, vargem grande tem vários problemas com enchentes, chuvas e abastecimento de água.

O projeto sugerido é um sistema de capitação de água. Será instalada no bairro de vargem grande cisterna, inicialmente, em 50% das residências; ajudando o grande fluxo de água no bairro e impedindo que, essa mesma água, vá para os esgotos e consequentemente para os rios.

As cisternas que o governo instalara nas residências serão 100% para o uso doméstico. Serão usadas cisternas de polietileno resistente, elas possuem uma instalação muito simples, são compactas e não precisão ser enterradas, o que diminui os custos de instalação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com