TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cratera de Vargem Grande

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

                                                                             

[pic 4]                         

                                    A cratera de Vargem Grande

 A cratera encontra-se localizada em São Paulo, no distrito de Parelheiros, região do extremo sul da capital com 3,6 quilômetros  de diâmetros . As elevações que compõem a borda circundante em forma de anel se elevam a aproximadamente 125 m acima da planície central e esta situada a cerca de 775m de altitude. Mostra a característica de pântano, uma vez que a drenagem, antigamente era para o interior da mesma. Com o acúmulo de água e matéria orgânica, o clima natural é tropical, suboceânico, super úmido, do adverso do planalto atlântico, onde se encontra bacias das represas Billings e Guarapiranga. Com alto teor de matéria orgânica o que se encontra no local  é considerada um corpo celeste, um meteoro ou cometa que  caiu a mais de 30 milhões de anos neste local, podendo ser considerada um astroblema, cicatriz solar resultante da queda de um meteoro, na época em que foi formado o sistema solar. Nos pontos mais altos o que se vê, são os contornos do bairro, onde no governo de Orestes Quércia, foi construído um CPD (Centro de Detenção Provisória).Em 1961 os estudos geofísicos da área forma realizados por R.Kollert, A.Bjornberg e A. Davino a mesma foi considerada testemunho de colisão( cratera de impacto), na área houve um preenchimento redimentar com mais de 400m de espessura ao Sul do centro da cratera., onde se encontra a maior profundidade. Geólogos acreditam que a cratera já foi um lago há mais de 18 mil anos atrás (estudos ainda não confirmados). A cratera foi tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). E está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos(APA) nome que se refere ao encontro dos dois rios existentes na região. O bairro de Vargem Grande teve sua ocupação irregular há 13 anos (2003). Em 1987 a União Das Favelas do Grajau (UNIFAG) rateou com 3 mil pessoas a chácara que foi comprada do alemão João Rinsberg, área onde fica a cratera. Com o passar do tempo o loteamento irregular que consolidou em cratera aberta por um meteoro, vem tentando ser repaginado, para virar um museu aberto, só que essas intervenções envolvem infraestrutura, equipamentos políticos e regulamentação fundiária.

Hoje existe uma população de aproximadamente 45 mil habitantes no bairro, dentro dessa cratera encontra se uma bacia hídrica  , localizada a nascente do  Ribeirão Vermelho, o rio Krukutu e o braço Taquaquecetuba( rios que drenam a cratera), os mesmo juntos seguem em direção ao bairro Nova America, passando por baixo da Estrada do Colonia e margeia a Represa Billings até a Ilha do Bororé, onde o mesmo é bombeado para o Canal do Caulin que por sua vez desagua na Represa do Guarapiranga, são 10.000 litros de agua/ segundo. Estudos mostram que 30% da agua consumida na cidade de SP, sai da região.

O bairro do Vargem Grande passou por uma crise hídrica em 2010, na época haviam 5 poços artesianos e a população da parte mais alta do bairro ficou 20 dias sem agua. Após manifestação dos populares junto as autoridades locais, protocolado aos órgão públicos e veiculado em emissora de TV ( Bandeirantes), houve a solução do problema. Foi realizado a obra de mais um poço artesiano no local, e até o momento não há registro de falta de agua no bairro.

Por outro lado, existe o problema do alagamento em dias de chuva. Por ser uma área de bastante agua, o lençol freático acaba não suportando os dias de chuva intensa  e a parte mais baixa do local da cratera sofre com alagamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (207.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com