TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando igualdade no local de trabalho: repensando conceitos e preconceitos de gênero

Projeto de pesquisa: Criando igualdade no local de trabalho: repensando conceitos e preconceitos de gênero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 17

Referências Bibliográficas

Por fim, deve-se colocar a última seção, não numerada, que se refere às “Referências Bibliográficas” na qual se apresentam as obras consultadas para a realização da pesquisa e que são citadas. As referências devem ser colocadas no padrão da ABNT (NBR 6023:2002).

Explicação importante : os autores, cujas idéias são abordadas no trabalho podem ser mencionados de duas formas distintas. A primeira é no mesmo formato usado no parágrafo anterior, no qual o nome do(s) autor(es) não faz(em) parte do texto, ou seja, (SOBRENOME, data da obra) – neste caso o sobrenome deve estar em caixa alta. A segunda é o formato usado no próximo parágrafo, no qual o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte do texto.

DHIEL, Antonio e TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

NBR 6023:2002, Rio de Janeiro: ABNT, 24 p., 2002.

TRALDI, M. C. e DIAS, R. Monografia passo a passo. Campinas: Alínea, 1998.

trabalho

Tecnologia de Gestão |

Promoção da equidade de gênero no local de trabalho |

Membros do Grupo

|

, Diogo Silva de Souza RA: 3200496370

Brunno Arêas de Mesquita RA: 3205500200

José Carlos Barbosa RA: 3266580749

Leonardo Dias Corrêa RA: 3219518061

Luan Mendonça RA: 3219522095

Luana Rocha Corrêa RA: 3219531017

Rafael Silva Brito RA: 3266581127

|

Niterói, abril 2013.

TERMO DE AVALIAÇÃO

Trabalho de Tecnologia de Gestão realizado pelo grupo formado por Brunno Arêas de Mesquita, José Carlos Barbosa, Leonardo Dias Corrêa, Luana Rocha Corrêa, Rafael Silva brito, Diogo Silva de Souza e Luan Mendonça apresentado ao curso de Gestão em Logística do Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI e avaliado em ____/____/____ e examinado pelo professora:

Introdução

O tema apresentado é “Construindo a igualdade no Local de trabalho: Repensando conceitos e preconceitos de gênero”.

Refletir sobre as questões de gênero na sociedade em geral e no local de trabalho em particular, a fim de promover uma educação democrática e inclusiva, sem preconceitos e discriminações.

Lidar com as questões de gênero no local de trabalho de forma a desconstruir padrões estereotipados que geram exclusão social.

Promover entrevistas com ambos os gêneros para um entendimento entre a postura em ser liderado pelo gênero oposto.

Programa pró-Equidade de Gênero entre homens e mulheres em organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de novas concepções, práticas da gestão de pessoas e da cultura organizacional.

O Programa Pró-Equidade de Gênero foi criado com o objetivo de promover a igualdade deoportunidades entre homens e mulheres em organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de novas concepções e práticas da gestão de pessoas e da cultura organizacional. No mundo do trabalho, as diferenças salariais e o acesso desigual de homens e mulheres aos cargos de chefia e direção revelam de forma inquestionável uma discriminação presente, em maior ou menor grau, em todos os países do globo.

No Brasil, as mulheres representam mais da metade (52,6%) da População Economicamente Ativa (PEA). Entretanto, no setor público ou privado, ocupam principalmente a base da pirâmide ocupacional, em cargos de menor qualificação e remuneração. Não bastasse isso, o rendimento médio das mulheres corresponde a apenas 65,6% do rendimento dos homens. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios– PNAD 2006/IBGE). Promover a diversidade e a equidade de gênero dentro da companhia é estimular, através da mistura de pessoas, idéias e experiências diferentes, a criatividade e inovação na superação dos desafios. A Petrobras Distribuidora enxerga isso como fator fundamental para o aperfeiçoamento das relações de trabalho no ambiente corporativo para homens e mulheres. Um ambiente onde o respeito e a igualdade de direitos são premissas básicas para o encontro de novas perspectivas e soluções de relacionamento e produtividade.

A discriminação impede a capitalização do potencial de metade das sociedades, e compromete o potencial competitivo das economias nacionais.

A conclusão é do estudo “Empoderamento das mulheres: avaliação das disparidades globais de gênero”, do Fórum Econômico Mundial.

EQUIDADE DE GÊNERO SE REFERE AO ESTÁGIO DEDESENVOLVIMENTO HUMANO NO QUAIS DIREITOS, RESPONSABILIDADES E OPORTUNIDADES DE INDIVÍDUOS NÃO SERÃO DETERMINADOS PELO FATO DE QUE TENHAM NASCIDO HOMEM OU MULHER” (FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL)

A Equidade é um dos princípios da Política Nacional para as Mulheres, aprovado na I e II Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres, e reitera o acesso de todas as pessoas aos direitos universais e a adoção de ações afirmativas voltadas para grupos historicamente discriminados.

Entre as diretrizes desta mesma Política Nacional está o reconhecimento da responsabilidade do Estado na implementação de políticas que incidam na divisão social e sexual do trabalho; que priorizem a promoção de relações de trabalho não discriminatórias em razão de sexo, raça ou etnia, entre outras; e que assegurem a equidade salarial entre homens e mulheres e o acesso das mulheres a cargos de direção. É para dar consequência prática aos princípios e diretrizes desta Política que o primeiro capítulo do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, intitulado “Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social” tem como uma de suas principais ações o Programa Pró-Equidade de Gênero.

1. Este Programa tem como objetivos específicos:

2. Conscientizar e sensibilizar dirigentes, empregadores/as e trabalhadores/as para a promoção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com