TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criptococose

Projeto de pesquisa: Criptococose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A criptococose também conhecida como Torulose, Doença de Busse-Buschke e Blastomicose Européia é uma doença infecciosa, causada por um fungo chamado Cryptococcus neoformans, encontrado em frutas, árvores e nas fezes de aves, e é também poluente aéreo nos grandes centros, pelo fato de se ter um grande aumento de números de aves que servem como hospedeiro, como exemplo, o Pombo. O microrganismo fica no intestino dos pombos sem proliferar, por que necessitam de uma temperatura de 37°C, sendo que a temperatura corporal dos pombos é de 41°C.

Os seres humanos são geralmente contaminados através da inalação das fezes dessas aves, resultando em uma infecção respiratória, porém é mais comum em pacientes com o sistema imunológico enfraquecido por males como o HIV e câncer, a infecção tende a se espalhar pelo sangue causando danos cerebrais que podem levar a morte. A forma mais grave da doença pode resultar na meningite, que é a inflamação nas membranas que revestem a membrana espinhal.

Como é Transmitido

A doença é adquirida através de inalação de partículas do microrganismo, podendo estar associado a habitat de aves, excretas secas, suspenso no ar, em árvores (eucalipto) e em solos contaminados, também em centros urbanos e poeira domiciliar.

Após a inalação, o fungo afeta primeiramente os pulmões, posteriormente acomete a corrente sanguínea que irá levar o microrganismo para outros órgãos.

O C. neoformans pode também ser inoculado através da pele, podendo ocasionar infecção através das mucosas em pacientes imunocomprometidos.

Sintomas

Nos pulmões No Sistema Nervoso Central (SNC) Na pele

Tosse, Náuseas, Úlceras

Febre Vômitos, Erupções

Dor no Peito Meningoencefalite Celulite

Falta de ar grave Perda da coordenação dos movimentos musculares Nódulos

Suores Noturnos Perda da Fala Edemas

Emagrecimento Meningite Criptococócica

Indivíduos com AIDS

-Febre inexplicada,

-Confusão mental

-Dor de cabeça.

Meningite Criptococócica

É a doença mais comum causada pelo fungo criptococos.

O fungo atinge o sistema nervoso central em indivíduos com o sistema imunológico deprimido, como pacientes com HIV.

Os sintomas são náuseas, vômitos, dor de cabeça, rigidez na nuca e confusão mental.

O diagnóstico da meningite é realizado através do exame de Tinta da China.

Diagnóstico da Criptococose

Para o diagnóstico há necessidade da pesquisa do Cryptococcus Neoformans em material suspeito (escarro, líquor, sangue, fragmentos de tecidos obtido por biopsia, lavado bronco alveolar e aspirados de medula óssea, gânglios ou tumorações)

Existem ainda testes sorológicos ou em líquor, tais como: aglutinação com partículas de látex sensibilizadas, imunofluorescência indireta, fixação do complemento hemaglutinação e imunoenzimático. Entretanto todos podem apresentar reações cruzadas com outras micoses, mais recentemente a técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) também começou a ser empregada no diagnóstico dessa doença.

A radiografia do tórax também pode ser útil para o diagnóstico da doença, uma vez que permite observar danos pulmonares, nódulos ou massa única que caracterizam a Criptococose.

No exame de ressonância nuclear magnética ou tomografia computadorizada do crânio em pacientes com meningite criptococócica os achados são compatíveis com a normalidade ou a alterações inespecíficas como atrofia cortical e dilatação ventricular.

Tratamento

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com