TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise De 2008

Dissertações: Crise De 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Entendendo a crise mundial de 2008

O atual modelo econômico adotado nas maiores economias do mundo, em grande parte, é o neoliberalismo, modelo esse que prega a flexibilização do movimento de circulação financeira. Portanto, no atual cenário, grande parte da economia mundial está interligada através de diversas transações financeiras, transações que envolvem diversos países e, até mesmo, as instituições públicas dos mesmos, a exemplo da compra e venda de títulos públicos/privados . Nas últimas décadas um fenômeno chamado globalização, que pela visão econômica é a interligação dos mercados globais, tem facilitado esse fluxo financeiro e através das políticas adotadas, a tecnologia e a diversificação das transações tem crescido a ritmo ainda mais acelerado.

Todas essa interligação e interdependência dos mercados em certo ponto é positiva, promovendo a competição e o avanço tecnológico, porém, apresenta, também, aspectos negativos, um desses aspectos é a maior vulnerabilidade das economias aos fatores externos, portanto, uma crise num país acarreta problemas a outros diversos países que com ele estabelecem relações comerciais.

A atual crise mundial é um exemplo desse problema, o mercado americano de imóveis teve um grande problema econômico/financeiro, chamado por diversos especialistas de “bolha imobiliária americana”, esse problema surgiu da extrema facilidade de crédito oferecido aos compradores de imóveis, que por não honrarem as suas dívidas, causaram um rombo nas contas de grandes bancos de crédito e seguradoras.

Mas o problema que surgiu nos EUA tomou proporções mundiais, o crédito oferecido a esses clientes de segunda linha com pouca capacidade de pagamento(crédito subprime) foi lastreado em títulos e esses títulos vendidos mundialmente, na medida em que os devedores americanos não pagavam suas dívidas, o valor dos títulos foi caindo e em casos extremos viraram pó(perderam o valor de mercado). Vários países foram afetados por essa crise, bancos faliram, o crédito ficou escasso e no seu final (alguns dizem que estamos no meio) a crise se tornou tão grave que afetou a economia real mundial, resultando em desempregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com