TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Dos Anos 70

Dissertações: Crise Dos Anos 70. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: A CRISE DOS ANOS 70 - A MOBILIZAÇÃO POPULAR

A Pesquisa da disciplina História do Brasil referente o curso de Assistente Social da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Orientador: Professora Cida Neves

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

SÃO PAULO – 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................04

1. A CRISE DOS ANOS 70 – A MOBILIZAÇÃO POPULAR................................................05

CONCLUSÃO......................................................................................................................07

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA.......................................................................................08

4

INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa é identificar o assunto que trata o texto, faremos uma análise sobre a crise dos anos 70, observando ainda à importância do assunto para a formação do Assistente Social. Relata uma crise envolvendo situações criticas, como os baixíssimos salários, os sindicatos sob intervenções, entre outras situações, pois falar deste período é lembrar à censura à imprensa, já que era proibido noticiar certos episódios.

Nos anos de 1974 o salário mínimo chegou ao nível mais baixo, atingindo o limite físico da resistência das camadas populares as quais estavam atingidas, mal remuneradas e mal alimentadas. Surgiram das revoltas às novas organizações populares, que apresentou de forma explosiva, violentos quebra quebras de trens e ônibus, envolvendo os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Não se tratava de manifestações organizadas, mas sim de revolta espontânea contra a precaríssima situação dos transportes urbanos de massa. Portanto a adesão de uma massa popular transformava o partido de ‘oposição’ em partido ‘escolhido’, diminuindo os votos nulos e brancos, contribuindo para uma alternativa político-partidária capaz juntar segmentos diversos da população, as quais estavam descontes com o governo militar.

5

1. CRISE DOS ANOS 70 – A MOBILIZAÇÃO POPULAR.

Trata-se o texto de situações, envolvendo os baixíssimos salários, os sindicatos estavam sob intervenções, entre outras situações, pois falar deste período é lembrar a censura à imprensa, como era proibido noticiar certos episódios.

O auge da ditadura militar surgiu formas alternativas de organização popular, novos partidos político. A década dos anos 70 foi caracterizada como período no qual dilapidou, sem a menor preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com