TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crises Globais

Artigo: Crises Globais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO 1

Neste capítulo,vamos estar abordando ,o que é uma crise global,e dando abertura ao assunto,que vai se ampliar em tópicos e subtópicos.E como as crises afetaram os países.

1.1 Crises Globais

1.2Definição

Uma crise pode ser considerada, um desequilíbrio que ocorre em setores isolados da economia, mas que pode atingir todo o sistema econômico. Esses desequilíbrios sempre ocorreram, mesmo antes do capitalismo, quando acontecia, por exemplo, a escassez súbita de um bem, provocada, quase sempre, por fatores naturais (secas, inundações, etc.) ou acontecimentos sociais(guerras,revoluções,etc.).

À medida que o capitalismo evoluiu e que a economia se tornou mais complexa, as crises continuaram a ocorrer, pois elas fazem parte de um processo cíclico, inerente ao próprio desenvolvimento econômico. São flutuações periódicas e alternadas de expansão e contração da atividade econômica, e podem ocorrer com diferentes intensidades.

Figura 1

Outro fato que hoje em dia nos leva a crise mundial é o processo de globalização econômica, conduzindo vagarosamente nos últimos trinta anos, mas acelerado bruscamente na última década pela revolução e inovação da tecnologia. Apesar de ter interligado os grandes mercados financeiros de maneira fantástica, trouxe também a semente da instabilidade, principalmente para países menos preparados para a disputa pelo capital. As crises mostraram-se presente e com um agravante muito perigoso: a velocidade da propagação e a intensidade da movimentação dos fluxos financeiros, pois tornam virtualmente impossível o seu controle a partir da deflagração.

O traço singular das crises econômicas desde o início do século XIX é a dificuldade de entrever com precisão a causa ou as causas que a deflagram. No passado as crises podiam ser imputadas com guerras, revoluções ou catástrofes naturais. A economia moderna é diferente. Quando tudo parece estar indo bem, inexplicavelmente surgem estranhas convulsões de seu bojo, que não podem ser explicadas por um evento em específico, mas um conjunto de ações que contribuem para uma crise mundial.

CAPÍTULO 2

Neste capítulo vamos aborda as crises da Bolsa de Valores de 1930 a 1940 que foi a crise do século XX.

2.1 CRISES DA DÉCADA DE 1930 E 1940

2.1.2 A Grande depressão

Grande Depressão, foi a mais grave crise econômica mundial do século XX, foi uma grande depressão econômica que teve inicio em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930. Durante a década de 1920, houve um rápido crescimento do mercado de ações no país, pois os americanos investiam com frequência na bolsa de valores, acreditando que a mesma se manteria sempre alta. Cidadãos comuns vendiam as próprias casas para comprar ações, atrás de um lucro fácil e, teoricamente, seguro. No entanto, em meados de 1929, a economia do país começou a dar sinais de que as coisas não iam tão bem assim. Os Estados Unidos entraram em recessão e muitas empresas haviam se endividado além da conta durante o período de euforia, diante dos fatos, em outubro de 1929 ocorreu a queda da bolsa de valores em Nova Iorque.

Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

2.1.3 Contexto histórico

Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus. Apos a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.

1.1 Causa da crise: Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com