TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para a alocação de custos indiretos

Projeto de pesquisa: Critérios para a alocação de custos indiretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A atividade da ênfase à assuntos de grande importância para a capacitação do aluno de ciências contábeis.

A contabilidade empresarial e seus aspectos,é muito importante e foi muito abordado, já que o 5º semestre, ele foca Na contabilidade industrial e a contabilidade gerencial.

No mundo globalizado que nós vivemos observamos que atecnologia vem sendo usada cada vez mais no desenvolvimento da produção industrial, pois, as grandes empresas vêm investindo em sistemas e programas de computadores.

O profissional contábil hoje ele tem que buscar o conhecimento e se capacitar, para instruir os empresários a tomar as posições corretas que venha conduzir a melhoria das empresas.

2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1 Critérios de rateios dos custos indiretos

Os critérios de rateios são aqueles usados somente nos custos indiretos, pois são feitos mediante estimativas, previsões de comportamento de custos, ou seja custos que variam com a produção fabril. Ex: a conta de energia que varia com a quantidade de horas que as máquinas da fábrica são usadas isso no final do mês vai ser fator fundamental para determina o valor da conta de energia.

2.2 Custeio por absorção

É o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade.

Esse método foi derivado do sistemas desenvolvido na Alemanha no inicio do século XX.

As principais características do custeio por absorção:

Englobar os custos totais: fixos, variáveis diretos e indiretos.

Necessita de critério de rateio no caso de apropriação dos custos indiretos( gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.

É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre útil como ferramenta de gestão de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

Os resultados apresentados sofreminfluencia direta do volume de produção.

2.3 Produtos em processo

Para entendermos os produtos em processo temos que termos conhecimento da apuração do custos dos produtos em processo, temos que considerar os diversos custos que incorre em cada uma dessas situações. A todos estes custos damos o nome de custos de produção.

Matérias diretos que são a matéria prima, embalagens alem de outros itens a serem incorporado ao produto acabados ou não e que se tornaram objeto de custo.

Mão de obra direta que inclui a remuneração relativa ao pessoal que esta identificado diretamente com o produto de fabricação e que pode ser alocado ao objeto de custo, de forma direta, clara e objetiva.

Custos indiretos de fabricação que são os custos considerados como parte do objeto de custo mais não permitem acompanhamento econômico direto, visto que esta claramente identificado de forma individual necessitando portanto estimativas ou critérios de rateio como forma de apropriação ao objeto de custo.

2.4 Produtos acabados

Compreende o estoque de todos os produtos já terminados disponíveis para comercialização uma vez que na maioria das industrias a produção acontece antes da venda, a cadeia de armazenamento de produtos acabados é determinada por projeções comerciais, pela capacidade produtiva e pelos custos originados na logística com um todo desde a obtenção da matéria prima até a estocagem no ponto de venda.

3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Existem três categorias de unidades as quais podem ser atribuídos custos noperíodo contábil: Estoque inicial de unidades em processo,unidades começadas e acabadas durante o período e estoque final de unidades em processo.

4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de vendas, para que não perder mercado ou não sofrer prejuízos com a venda dos seus produtos.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo+ Lucro+ Despesas variáveis= preço de venda.

4.1 Com base nos custos

A partir do conhecimento de venda adequado baseado nos custos, a organização define suas metas visando retorno financeiro almejado pelos acionistas. Utilizando os métodos de custeio, pode se identificar qual o produto ou serviço que traz maior retorno e menor custo. Esses métodos servem como ferramentas auxiliares no processo de tomada de decisão, tanto de investimento ou aumento de produtividade buscando adequação e fortalecimento no mercado. A adoção de qual método aplicar varia de acordo com a necessidade da organização, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens na aplicação.

4.2 Com base no mercado.

Os métodos de formação de preço de venda para o mercado, a empresa poderá decidir pela fixação com base nos preços praticados pelo mercado deixando como prioridade a menor atenção o seus próprios custos ou a procura de seus produtos.

Desta forma, o preço de venda praticado pela empresa poderá ser igual, menor ou maior do que praticado no mercado dependendo dos objetivos e das diferenças que deduz sobre as possíveis influencias que podem lhe causar oscomponentes do sistema que estar inserido.

Quando a empresa decide adotar esse procedimento ou desconhece quase por completo sua estrutura interna, ou aparenta confiar nesta estrutura ou então no seu sistema de formação baseiam se nos custos integrais históricos em lugar dos custos incrementais ou futuros.

Quando formado com base no mercado o preço de venda poderá ser determinado pelos seguintes fatores: monopólios, oligopólios, convênios e concorrências.

Outros fatores a serem considerados a serem considerados na formação de preço com base no mercado é que a setores que os preços são geralmente ditados apenas pelo mercado tais como: setores de auta tecnologia devido aos curtos ciclo de vida dos produtos.

5 IMPÔRTANCIA CUSTO/VOLUME/LUCRO

A grande parte das decisões gerencias nas empresas são compreendida pela relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com