TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culinaria

Seminário: Culinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Seminário  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Esta surgiu na gastronomia francesa e chama-se pâte brisée (se for salgada) ou pâte sucrée (se for doce), sendo conhecida em Portugal como "massa quebrada" e no Brasil como "massa podre".

A Pâte brisée tem como particularidade o seu sabor intenso a manteiga e a sua textura crocante, quase se esfarelando na boca.

Estes dois tipos de massa (doce ou salgada) são o ideal para tartes, tarteletes e quiches.

200g de farinha

1 boa pitada de sal (para tartes doces, exclua o sal)

1 colher de sopa de açúcar (para tartes salgadas, exclua o açúcar)

100g de manteiga sem sal (gelada e em cubos pequenos)

1 ovo levemente batido

2 a 3 colheres de chá de água

Peneire a farinha com o sal (e o açúcar, se for fazer massa doce) numa tigela grande. Junte os cubos de manteiga e,com as pontas dos dedos, misture tudo rapidamente até conseguir uma consistência de farelo de pão.

Faça uma cova no centro da massa e junte o ovo e a água. Misture tudo com uma espátula firme até formar uma bola rugosa. Se a massa ficar um pouco pegajosa polvilhe um pouco mais de farinha e amasse rapidamente para deixá-la mais homogênea (por não mais de 20seg, para a manteiga não derreter). Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico por, no mínimo, 20 minutos para a manteiga gelar e o glúten relaxar (isso vai deixar a massa bem quebradiça).

Em seguida, estenda a massa com o rolo formando um circulo e coloque-a sobre uma tarteira (de 23-25cm). Pique o fundo e laterais com um garfo e recheie a gosto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com