TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cura Do Concreto

Monografias: Cura Do Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

CURA DO CONCRETO

Conjunto de ações tomadas para manter a umidade e temperaturas adequadas, para permitir a hidratação do cimento adequada.

É a operação que consiste em evitar a retração hidráulica nas primeiras idades do concreto, quando sua resistência ainda é pequena.

IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DA CURA DO CONCRETO

É importante, pois ela impede a perda de água, mantendo um teor de umidade satisfatório para hidratação do cimento, garantindo também uma temperatura ideal para o processo de hidratação dos materiais aglomerantes, de modo que possam obter propriedades desejáveis.

TRÊS TIPOS DE CURA

• Cura Química

Consiste em arpergir um produto que forme uma película sobre o concreto que impeça a evaporação da agua.

• Cura Térmica

Feita em câmeras, é considerado a cura mais eficiente e é muito utilizada em empresas de concreto pré-moldado.

Se reduz o tempo de cura e permite reutilizar as formas com mais frequência.

• ¿¿¿¿

ADENSAMENTO DO CONCRETO

O adensamento do concreto tem como finalidade alcançar a maior compacidade possível entre os agregados graúdos e miúdos, ou seja, é um processo de compactação no qual são eliminados os vazios da massa.

IMPORTANCIA DO ADENSAMENTO DO CONCRETO

É eliminar os vazios existentes na massa do concreto, através de um processo de compactação.

DOIS TIPOS DE ADENSAMENTO/VANTAGENS E DESVANTAGENS

• Adensamento por vibração interna

Age imerso no concreto fresco, maximizando a transferência do impulso;

Pode ser aplicado em diversos pontos, otimizando a saída do ar.

Arrastar o concreto com o vibrado, sendo que o movimento lateral do vibrador, causa segregação.

• Adensamento por vibração externa

São vibradores que são colocados nas paredes, agitando toda a massa, portanto, são somente utilizados para estruturas com grande densidade de armadura.

EXPLIQUE CAA / APLICAÇÕES

O concreto auto adensável é um concreto com aditivos plastificantes e adições de finos, proporcionando mais viscosidade e maior resistência à compressão.

Suas vatagens são: maior trabalhabilidade, menor custo de mão de obra, não é preciso vibrar.

Suas desvantagens são: exige maior vedação das formas, custo mais alto por conta dos aditivos, exige maior precisão na dosagem do aditivo.

São aplicados em lajes de pequenas espessuras; Em concreto aparente; Locais de difícil acesso; Locais com restrições aos ruídos.

APRESENTE TRÊS VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE O USO DO CAA E DO CONCRETO CONVENCIONAL

O CAA apresenta uma maior trabalhabilidade, menor custo de mão de obra, não é preciso vibrar. Já o Concreto convencional, precisa de vibração, apresenta um maior custo em relação à mão de obra, mas em relação ao próprio produto, seu custo se torna inferior ao do CAA. O CAA necessita de uma mão de obra treinada, já o Concreto Convencional não precisa. A execução com o CAA é mais rápida do que com O concreto Convencional. O CAA exige maior vedação das formas e exige maior precisão na dosagem de aditivos.

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS/QUAIS OS MAIS USUAIS

São testes realizados em materiais acabados ou semi-acabados para verificar a existência ou não de descontinuidade ou defeitos.

Os mais usuais são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultrassom, radiografia, correntes parasitas, analise de vibrações, temrografia, emissão acústica, estanqueidade e análise de deformações.

QUAIS OS TIPOS ESTATÍSTICOS INDICADOS PELA NBR 12655

• Formação de Lotes = são formados por concretos de uma mesma família, mesmo equipamento, mesma classe, mesmos procedimentos

• Retirada de amostras = de cada lote deve ser retirada uma amostra com numero de exemplares de acordo com o tipo de controle

• Definição de exemplares= de acordo com o tipo de controle

• Determinação do fck

• Avaliação e Análise dos resultados = Para aceitar o lote de concreto, o fck estimado deve ser igual ou maior ao fck do projeto.

INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NA NOTA FISCAL

As informações que devem constar numa nota fiscal, ao ser recebido o concreto na obra são o horário de saída do caminhão da empresa de serviços de concretagem, o horário de chegada do caminhão na obra, as especificações de acordo com o que foi pedido, como por exemplo o fck, os materiais utilizados. Deve-se verificar se há o selo de lacre no caminhão betoneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com