TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Teologia - Fundamental Módulo I

Ensaios: Curso De Teologia - Fundamental Módulo I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de teologia - Fundamental

Módulo I

Avaliação: Teologia

1) Como o termo teologia era usado entre os gregos? E em relação aos cristãos?

O termo teologia é uma das palavras gregas compostas termos; Theos ("deus") e logos ("estudo", "discurso", "pensamento", "razão"). Portanto teologia pode ser definida como discurso fundamentado ou sistemático acerca de Deus. O primeiro a utilizar o termo teologia foi o filósofo grego Platão, para quem a teologia significava uma concepção racional do divino, em oposição aos mitos sobre os deuses da Grécia antiga. Em geral o que a teologia implícita é uma compreensão de Deus, acima de qualquer simples crença em Deus.

A teologia cristã pode ser definida como as verdades fundamentais da bíblia e outras fontes reconhecidas como divinamente inspiradas, apresentadas de forma sistemática ou filosófica. Abordando o conhecimento do homem acerca de Deus e o relacionamento de Deus com o homem. Podemos dizer que a teologia cristã tem sua origem em Jesus Cristo, sem com isso afirmar que Cristo tenha sido o primeiro teólogo ou que tenha iniciado de alguma forma a teologia cristã. Ou seja, a teologia tem sua origem em Jesus, mas ele não inicia a teologia.

2) Faça um breve comentário sobre a existência de DEUS

Devido às limitações humanas é impossível definir Deus em toda a sua extensão e perfeição. Deus faz-se infinito em todos os sentidos, e toda tentativa de explica-lo de maneira compreensível ao homem é ainda muito inferior àquilo que ele realmente é. Mas é da vontade de Deus fazer com que o homem o conheça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com