TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

SENAC

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Profª Deise

Igor Martins de Barros

NR – 11

Transporte, Movimentação Armazenagem e Manuseio de Materiais

Torres

2016

Sumário

ESPECIFICAÇÕES OPERACIONAIS EM LOCAIS DE TRABALHO E MANUSEIO COM EQUIPAMENTOS.............................................................................................. 03

EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE MANUAL E MOTORIZADOS.................... 04 ATIVIDADES DE TRANSPORTES DE SACAS........................................................ 05 ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS...................................................................... 06 MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE CHAPAS DE MÁRMORE, GRANITO E OUTRAS ROCHAS.......................................................... 07 CONCLUSÃO................................................................................................................ 08 REFERÊNCIAS............................................................................................................. 09

  1. ESPECIFICAÇÕES OPERACIONAIS EM LOCAIS DE TRABALHO E MANUSEIO COM EQUIPAMENTOS

Poços de elevadores e monta-cargas

Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, em toda sua extensão de cima para baixo, exceto as portas ou cancelas necessárias, que terão acesso aos pavimentos ou andares.

Quando sua cabina não estiver no nível do andar ou pavimento, a abertura deve existir proteção, como corrimão ou outros elementos que obtenham total segurança ao usuário.

Já s equipamento de movimentação em transporte de pessoal devem oferecer segurança especial conforme NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

Na utilização movimentação de matérias os equipamentos: ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, postes-rolantes, transportadores de diferentes tipos,, todos os equipamentos são construídos e calculados de forma que ofereçam garantias necessárias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de uso no ambiente laboral e manuseio, seguido de manutenção constantes, contendo placa visível de carga máxima com o equipamento.

Cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos

Todos esses componentes dos equipamentos que fazem a movimentação e transporte de carga, sofrem grande desgaste pelo excesso de peso, e longos períodos de trabalho de jornada diária, por isso deverão ser vistos e revistos permanentemente, sendo obrigatório substituir as partes defeituosas, para buscar a prevenção de riscos de acidentes.

  1. EQUIPAMENTO DE TRANSPORTE MANUAL E MOTORIZADOS

Estes equipamentos manuais deverão possuir protetores de mão, motorizados com força motriz própria, todos ele com sistema de buzina, luzes de advertência sonora quando efetuar manobra em marcha ré, e faróis se for preciso em casos de trabalho noturno e pouca limunosidade. Sua operação nos transportes motorizados deve seguir alguns critérios como: o operador do equipamento deve possuir treinamento específico dado pela empresa, habilitado o operador usará somente em horário de expediente do trabalho o cartão de identificação, o cartão constará nome, fotografia em lugar visível com validade por um ano, salvo quando for outra medida necessária ou para sua revalidação, sendo assim o empregado deverá passar por exame completo de saúde comprovando a plena saúde física  mental, custeados pelo empregador.

Transportes industriais e máquinas

Todos os transportes industriais devem ter a manutenção regularmente para substitui r peças defeituosas ou por alguma deficiência que cause dão ou consequência de acidente.

Máquinas industriais ou maquinas transportadoras, movidas por combustão interna que poluem por emissão de gases tóxicos, não poderão operar e ambiente fechado sem ventilação, só serão permitidas quando houver dispositivos neutralizados. Em locais pouco ventilados deverá ser controlado o uso deste transporte para evitar concentrações, acima dos limites permissíveis de gases no ambiente de trabalho conforme NR-15, Anexo 11 – Atividades e Operações Insalubres.

  1. ATIVIDADES DE TRANSPORTES DE SACAS

Sua movimentação pode ser manual ou mecânica. Transporte manual de saco é todo aquele feito pelo trabalhador sem algum tipo de ajuda e denomina-se serviço de transporte braçal, e com distância mínima de 60,00 metros para descarga e carga, sendo regulada sua atividade pela NR-17 Ergonomia.

Transporte mecânico deverá ser feito mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros-de-mão ou tipo de tração mecanizada apropriados ao trabalhador, quando for efetuar transporte manual sobre pranchas não poderá ultrapassar 1,00 metro sobre o vão e deverão ter a largura mínima de 0,50cm, sendo obrigatório auxílio de um ajudante no trabalho de carga e descarga de sacos em caminhão ou vagão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com