TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TRABALHO ACADÊMICO DE CONTABILIDADE AGRÁRIA

Por:   •  17/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DOM ALBERTO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TRABALHO ACADÊMICO DE CONTABILIDADE AGRÁRIA

Caroline Josiane Gaertner

Marcos Augusto Rauber

Santa Cruz do Sul

2017

EXERCÍCIO 01: No imposto de renda mensal por estimativa, a base de cálculo será determinada, em cada mês, mediante aplicação do percentual de 8% (oito por cento) sobre a Receita Bruta auferida mensalmente. O imposto a ser pago mensalmente será determinado mediante a aplicação, sobre a base de cálculo apurada, da alíquota de 15%. A parcela da base de cálculo, apurada mensalmente, que exceder a R$ 20.000,00 (vinte mil reais) ficará sujeita à incidência de adicional à alíquota de 10 %. Quais as contabilizações ocorrem por ocasião por ocasião do recolhimento mensal, do resultado apurado real e apuração do resultado a ser compensado?

        

As contabilizações que devem ocorrer são:

Por ocasião do recolhimento mensal

D- IRPJ Mensal por Estimativa a Compensar

C- Caixa

Por ocasião do resultado apurado Real.

D- Resultado do Exercício

C- IRPJ a Pagar

Por ocasião da apuração do valor a ser compensado.

D- IRPJ a Pagar

C- IRPJ Mensal por Estimativa a Compensar

EXERCÍCIO 02: Como vimos nossas empresas rurais têm especial atenção aos incentivos que se referem as suas atividades. Explique como no caso da compra de um trator, o que nos permite a legislação do Imposto de Renda com relação depreciação deste Imobilizado?

Os bens do ativo Imobilizado, quando destinados à produção, podem ser depreciados integralmente, no próprio ano da aquisição.

O art. 314 do RIR/99 diz que os bens do Ativo Não Circulante Imobilizado (máquinas e implementos agrícolas, veículos de cargas e utilitários rurais, matrizes e reprodutores etc.), exceto a terra nua, adquiridos por pessoa jurídica que explora a atividade rural, pra uso nessa atividade, poderão ser depreciados integralmente no próprio ano da aquisição (Medida provisória n) 1.749-35, de 1999, art. 5º).

Vejamos o exemplo dado pelo professor Marion no seu livro Contabilidade Rural, Atlas PP, 173.

“Assim, se a empresa adquiriu um trator por R$ 60.000,00 no primeiro dia do ano-calendário de 2006, destinado à exploração da atividade rural, a depreciação calculada à taxa normal de 20% ao ano será registrada na escrituração comercial. O complemento para atingir o valor do bem constituirá exclusão do resultado líquido para determinação do Lucro Real ou Prejuízo Fiscal da Atividade, em 2006.”

EXERCÍCIO 03:  As informações sobre os fluxos de caixa de uma entidade são relevantes e, principalmente, úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez, ou seja, de como estão utilizando esses recursos. Disserte sobre os dois fluxos de caixa, diretove indireto que estudaso?

As informações sobre os fluxos de caixa de uma entidade são relevantes e, principalmente, úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações conta beis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez, ou seja, de

como estão utilizando esses recursos.

Como já vimos a DFC pode quando  aborda pelo método  direto, ter como principal vantagem mostrar as entradas (receitas) e saídas (despesas) do caixa operacional. O conhecimento desses valores que transitam no caixa, ora entrado, ora saindo facilita a projeção de fluxos de caixa futuros.  Ainda que não demonstrando os resultados econômicos, é relevante. Principalmente usados em conjunto com outras demonstrações econômicas.

O método indireto começa com o Lucro Líquido à base do regime de competência e os ajustes das transações das receitas e despesas que não afetam o caixa, mas que refletirão no resultado econômico, fazendo assim uma reconciliação entre os dois fluxos no que tange às atividades operacionais.

A principal vantagem do método indireto é que focaliza a diferença entre o lucro líquido econômico (DRE) e o lucro líquido financeiro (DFC), considerando as atividades operacionais. A primeira finalidade do relatório financeiro é prover informações sobre o desempenho do negócio por meio da apuração do resultado (lucro ou prejuízo) e seus componentes. Investidores, credores e outros que estão preocupados com uma avaliação prospectiva do fluxo líquido de caixa estão muito interessados nessas informações. Eles estão muito interessados em conhecer quanto vão ganhar no futuro, acima de qualquer outra informação. Demonstrações financeiras que mostram somente receitas e pagamentos do caixa durante um período de tempo, como um ano, não podem adequadamente indicar se o desempenho do negócio está com o sucesso desejado.

EXERCÍCIO 04: Quais as vantagens ou desvantagens na adoção do método de fluxos de caixa na atividade rural, fazendo um comparativo com sua utilização nos Estado Unidos.

Há diversas vantagens no uso desse método aos olhos de muitos administradores rurais nos EUA. Uma delas é sua simplicidade. Ao assumir esse método, o agropecuarista evita manter registros detalhados de estoques, depreciação etc. Além disso, reduz o pagamento, a princípio, de Imposto de Renda, por ocasião da compra de insumos a vista no ano corrente, admitindo que pelo menos parte dele será usada no ano seguinte. Assim, os administradores rurais podem controlar as flutuações anuais em seus lucros tributáveis, e, portanto, em seu Imposto de Renda devido pela manipulação do momento da venda e compra de seus insumos. Em relação aos pecuaristas americanos que estão continuamente expandindo suas operações, usando esse método podem evitar desembolso com Imposto de Renda por um período de tempo, aumentando seu caixa líquido. Isso porque parte de sua criação mantida para crescimento/engorda (que provoca desembolso no caixa) será reconhecida antes da venda do gado (entrada dos recursos resultantes da venda). Dessa forma, consideram-se os desembolsos no caixa para a criação do rebanho, mas não se considera o ganho do crescimento, provocando uma sequência da redução do lucro tributável enquanto houver expansão do rebanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com