TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva ABC

Ensaios: Curva ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PROJEÇÃO

CURVA ABC

Curso: Administração

Disciplina: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios das pequenas e médias empresas é a gestão de estoque. Com uma boa administração dos produtos armazenados, é possível reduzir custos desnecessários e até mesmo melhorar a qualidade e distribuição dos itens. A gestão de estoque é um dos fatores mais importantes para que haja boa saúde financeira nas empresas, eliminando-se alguns custos desnecessários e melhorando as operações internas e a distribuição de produtos – o que acarreta ainda em uma maior competitividade no mercado. Nesse sentido, classificar as mercadorias estocadas é uma tarefa essencial para o processo, e existem várias ferramentas disponíveis para que os administradores e gerentes cumpram essa demanda. Um dos sistemas mais tradicionais é o que usa a chamada Curva ABC.

O princípio da Curva ABC foi elaborado, inicialmente, por Vilfredo Pareto, na Itália, no fim do século passado, quando por volta do ano de 1897 elaborava um estudo de distribuição de renda e riqueza da população local. Nesse estudo, Pareto notou que grande porcentagem da renda total concentrava-se nas mãos de uma pequena parcela da população, numa proporção de aproximadamente 80% e 20% respectivamente, ou seja, que 80% da riqueza local estava concentrada com 20% da população. Esse princípio geral, mais tarde, foi difundido para outras atividades e passou a ser uma ferramenta muito útil para os administradores.

Na área administrativa, a Curva ABC tornou-se utilidade ampla nos mais diversos setores em que se necessita tomar decisões envolvendo grande volume de dados e a ação torna-se urgente. A Curva ABC é constantemente usada para avaliação de estoques, produção, vendas, salários e outros. A Curva ABC é um método que pode ser utilizado para qualquer atividade ou trabalho, porém, no controle de estoque, foi aplicada pela primeira vez na General Electric, por F. Dixie e, através dos anos, tem sido uma ferramenta útil e de fácil aplicação nos princípios de controle de estoque. Sua grande eficácia está na diferenciação dos itens de estoques com vistas a seu controle e, principalmente, a seu custo. Na metodologia utilizada inicialmente por Dixie, os itens A, embora representassem apenas 8% dos itens de estoque, correspondiam a 75% do valor de todo o estoque. Os itens B representavam 25% dos itens de estoque, porém, somente 20% do custo total do estoque e, os itens C, embora representassem 67% de todos os itens de estoque, correspondiam a tão somente 5% de seu valor total de estoque. O grande mérito do uso da Curva ABC é a classificação dos itens de estoque em critérios ou classes A, B e C, em vista de seus custos e quantidades. Os itens mais importantes são em pequenos números e de alto valor, e sobre uma variedade mínima, reduzida, de itens sobre a qual o controle rígido atuará, embora sobre uma parcela diminuta de itens, porém sobre um valor elevadíssimo do estoque.

CURVA ABC

A curva ABC é uma importante ferramenta que possibilita ter informações estratégicas para a realização de compra de mercadorias e exclusão de itens (redução de estoques, controle sobre os produtos entre outras formas de controles).

O ponto-chave da Curva ABC é ver que as maiores parcelas do valor acumulado correspondem às menores parcelas da quantidade. Quanto mais desuniforme a distribuição, mais se acentua a Curva ABC. Mais interessante e vantajosa se torna a sua aplicação. Para o administrador montar uma curva ABC, inicialmente deve levar em conta todos os produtos que estejam armazenados em determinado período. Depois, cada item precisa ser registrado de acordo com fatores diversos, como valor unitário, descrição, quantidade e valor total (multiplicação do preço unitário pela quantidade), dentre outras características.

APLICAÇÃO

A Curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa. A Curva ABC permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados à sua administração.

SIGNIFICADO DO “ABC”

As letras ABC servem para classificar cada grupo de item estocado, levando em conta a quantidade armazenada e seu respectivo valor (custo):

• A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo. São os principais itens em estoque de alta prioridade, foco de atenção do gestor de materiais, pois são materiais com maior valor devido à sua importância econômica. Corresponde a 70/80% do valor do estoque distribuídos em 20% dos itens. Características dos itens A’s: Devem ocupar as posições mais estratégicas; Manter um controle rígido de entradas, saídas e saldos; Comprar somente baseado em necessidades calculadas; manter um estoque de segurança baixo; Negociar com fornecedores a garantia de entrega, de forma a poder manter estoques baixos.

• B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário. Compreendem os itens que ainda são considerados economicamente preciosos, logo após os itens de categoria A, e que recebem cuidados medianos. Representa 15/20% do valor disseminados em 30% dos itens. Características dos itens B’s: Manter um controle moderado evitando sua falta; Comprar quantidades maiores, pois o baixo valor envolvidos nestes itens faz com que despesas como frete, contatos com fornecedores, tornem-se mais elevados; Manter estoques de segurança maiores.

• C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo. Não deixam de ser importantes também, pois sua falta pode inviabilizar a continuidade do processo, no entanto o critério estabelece que seu impacto econômico não é dramático, o que possibilita menos esforços. Condiz a 5/10% do valor partilhado em 50% das mercadorias. Características dos itens C’s: Manter um controle moderado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com