TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio ABC

Pesquisas Acadêmicas: Custeio ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

SÚMARIO

INDRUÇÃO.....................................................................................................................3

DEFINIÇÃO....................................................................................................................4

AS DUAS FASES DO SISTEMA .................................................................................4

A TÉCNICA BÁSICA....................................................................................................4

OS CAMPOS DE APLICAÇÃO....................................................................................5

HIERARQUIA DAS OPERAÇÕES DA EMPRESA...................................................5

ATIVIDADE...................................................................................................................5

RASTREAMENTO DE GASTOS..................................................................................6

FONTE ORIGINAL DE INFORMAÇÃO....................................................................6

VANTAGENS E DESVANTAGENS...........................................................................6

CONCLUSÃO................................................................................................................8

REFERENCIAS .............................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Conforme a cresente contante na excencia empresarial varias areais de tornaram indispensavel para o crescimento empresarial, sem duvida o custo não poderia ficar de fora desta crescimento nas areas contabel, administrativa e gerencial.

O objetivo deste trabalho detalhar as definições, conceitos e implantação costeio ABC dentro de uma empresa para assim poder ter uma analise de uma todo.

DEFINIÇÃO

O ABC (Activity Based Costing) – Custeio por Atividade é um costeio baseado na atividade significativas e desenvolvidas na empresa e na sua relação com os produtos. Criado como um complemento para o sistema de custos ( por absorção ou direto), se tornam mais uma ferramenta para auxiliar o entendimento e custos da empresa, aprimorando os outros dois sistemas que são atualmente mais utilizados.

O custeio ABC tem com objetivo analisar profundamente os gastos indiretos como custo e despesas, sendo sua maior contribuição o rateio de todos os gastos, ou seja, focado nos bens e serviços produzidos. Permitindo tambem o controle mais efetivo dos gastos e melhor suporte a decisões.

Os sistemas de custeio partem do princípio que os bens e serviços gerados pela empresa consumem seus recursos, sendo assim classificados com custo, se tornando o gerador de seus gastos.

AS DUAS FASES DO SISTEMA

A primeira é chamada de custeio de atividade, pois os gastos são recursos consumidos atribuidos a atividades significativas.

A segunda é chamada custeios objetivos onde o custo da primeira fase são somadas aos produtos, serviços, clientes ou qualquer outra objetivo que pretenda custear.

A TÉCNICA BÁSICA

O custeio ABC é um desdobramento de técnicas continuas por meio de análise de processos, requerendo adequação e análise das atividades, definindo o processo como atividades interligadas aos produtos (outputs) , ou seja, tomando um produto como ponto de partida e somando a outra atividade assim mantendo o processo continuo. Este método reflete diretamento no cóntrole dos gastos empresariais mudando todo o conceito de controle de departamento ou de centro de custo para controle de processo.

As empresas não interpretam cada departamento como um custo e sim como processo necessarios tendo que gerar resultados influenciando diretamente nos resultados, tendo um controle mais eficaz sobre os gastos gerados.

OS CAMPOS DE APLICAÇÃO

Sendo um sistema complexo o custeio ABC pode não ser adequado para qualquer empresa, então particulamento este processo é recomendado para as seguintes empresas:

• Onde os gastos inderetos como fabrica, administrativo e vendas seja representado por uma parcela significativa dos gastos totais;

• Onde se produza no mesmo estabelecimento muitos produtos ou serviços diferenciados e que tenha grade volume de produtos ou de processo;

• Onde tenha uma clientela diversificada em termos de volume e de encomenda, de especificações e serviços adicionais.

HIERARQUIA DAS OPERAÇÕES DA EMPRESA

As operação desenvolvidas em uma empresa é classificada como tarefas, atididades, processos e funções.

• Funções: contituida por um conjunto de atividades que objetivam um fim comum;

• Processos: um grupo de atividades que troca de produtos entre si, “output” (saidas) de uma e “input” (entrada) da atividade subsequente;

• Atividades e tarefas: atividades é o conjuto de tarefas onde é considerado o menor seguimento de operações empresariais, por mais que dependa da profundidade da analise, pode ser subdivididas.

O componente primordial para monitoramento e controle dos custos é a atividade.

ATIVIDADE

No sistema ABC a atividade é a conjunção coordenada dos recursos mão de obra, materiais, tecnologia e ambiente, visando a produção de determinado serviço ou bem. Classificadas em duas categorias:

• Atividades primarias – relacionada com as finalidades de uma unidade da empresa;

• Atividades secundárias- quando serve de apoio as atividades primarias. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com