TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio Abc Na Logística

Artigos Científicos: Custeio Abc Na Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

OCusteio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que é baseado nas

atividades que uma determinada empresa adota no processo de fabricação de

seus produtos. A criação desta metodologia foi na década de 80 pelo professores

Robert Kaplan e Robin Cooper com o objetivo voltado a análise de custos de

atividades ou tratamento aos custos indiretos conhecidos como Overhead

(Despesas Gerais), onde na década de 60 estes custos representavam 25 % dos

custos totais e no século XXI representam 50% a 70% do total dos custo.

OBJETIVO

O Objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicação e análise do sistema de custeio

ABC em um setor de logística, a fim de reduzir os custos e otimizar os processos

envolvidos.

A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS NO SCM

O SCM ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos originou-se dos conceitos de logística e de logística integrada. A primeira integração parcial que originou o conceito de logística integrada foi a de dois grandes subsistemas; o de materiais e o de distribuição física, atribuindo-o o planejamento e a gestão de fluxos físicos e informacionais. A partir daí o ponto chave que auxiliou na evolução desse novo conceito foi a questão do relacionamento entre os diversos agentes da cadeia de suprimentos, primeiramente o estreitamento de relacionamento empresa-cliente, até mesmo por conta da origem da logística como gestão de distribuição física, e em segundo lugar o estreitamento no relacionamento fornecedor-empresa. Essa integração interna e externa de atividades que inclui uma série de processos que interligam fornecedores aos clientes finais originou o atual conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse novo sistema de gerenciamento proporciona uma série de maneiras pelas quais possibilitam o aumento na produtividade e consequentemente contribui significativamente para a redução de custos por meio da redução de estoques, das compras mais vantajosas, da racionalização dos transportes e da redução de desperdícios. Já em relação a criação de valor por meio do SCM se daria por prazos mais confiáveis, atendimento nos casos de emergência, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós venda e desenvolvimento mais rápido de produtos.

A partir do gerenciamento de toda cadeia de suprimentos é possível identificar gargalos, ou seja, onde os principais focos de atrasos ocorrem e focalizar as atenções reduzindo o prazo de introdução desses produtos no mercado, e também em uma analise de valor e custo pode revelar fontes para potenciais redução de custos.

Na evolução da logística pode-se dizer que atualmente a ênfase a ela empregada é estratégica e leva o nome de supply chain management, e é a última barreira na tentativa de criar vantagem competitiva e que tem como pano de fundo a globalização e o avanço da tecnologia da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com