TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Conjuntos

Trabalho Universitário: Custos Conjuntos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  4.975 Visualizações

Página 1 de 4

●INTRODUÇÃO

No processo de produção de alguns produtos a apuração dos custos individuais são difíceis devido a necessidade de determinação da divisão que cabe a cada um deles, co-produtos ou subprodutos resultantes do mesmo processo produtivo. Em outros casos a produção de produtos e subprodutos é simultânea ou consequente, com a utilização de uma ou mais matérias-primas. A utilização de mão-de-obra pode ocorrer ainda na fase conjunta ou depois da separação, sendo que parte dela pode ser apropriada ainda na fase da produção conjunta, não individualizada, ou já na fase de apropriação direta do produto definido.

A característica fundamental deste tipo de processo produtivo é que nenhum produto pode ser fabricado sem que, necessariamente, os demais produtos sejam também produzidos, embora a proporção entre eles possa variar por decisões influenciadas pelo mercado. A característica básica deste tipo de processo produtivo é a produção conjunta de vários produtos, os quais só são separáveis no processamento de fabricação. Entre os processos produtivos que apresentam esta característica podemos citar o refino do petróleo, a industrialização da carne, entre outros.

Os produtos resultantes de um processamento conjunto são classificados em produtos conjuntos e subprodutos, de acordo com a importância em relação a receita de vendas obtida por cada unidade, em relação a receita total, essa classificação também será apresentada e discutida no presente trabalho.

●CONCEITOS DE CUSTOS CONJUNTOS

Custo conjunto é o custo de um único processo que gera diversos produtos simultaneamente, ou seja, é o aparecimento de diversos produtos a partir, normalmente, da mesma matéria-prima.

Por decorrerem de um mesmo material, até certa fase estes produtos não se podem identificar como distintos e nenhum pode ser fabricado sem que os demais sejam também produzidos.

Os produtos conjuntos normalmente classificados em co-produtos e subprodutos, gerando também sucata.

●DISTINÇÃO ENTRE CO-PRODUTOS, SUBPRODUTOS E SUCATA

- Co-produtos : São os produtos considerados mais importantes para a atividade fim da empresa. São os produtos de um processo de produção conjunta, cujo faturamento é considerado significativo para a empresa, também chamando de produtos principais.

Ex: Os diferentes tipos de carnes resultante do abate do gado de corte no frigorífico.

- Subprodutos :Quando o faturamento é insignificante, apesar de terem condições de comercialização normais. A sua venda é praticamente certa, só que o valor não é significativo.

No frigorífico, por exemplo, os subprodutos são os ossos, os chifres e os cascos do boi.

- Sucatas (ou resíduos ou sobras) são os produtos derivados da produção que não têm mercado certo.

Exemplos:

●APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS CONJUNTOS AOS CO-PRODUTOS

Para a apropriação dos custos conjuntos existem alguns critérios que, apesar de conterem certa arbitrariedade, sugerem o uso de algum tipo de análise quanto ao relacionamento entre custos e produtos, como horas-máquinas, valor da mão-de-obra direta, tempo total de execução etc. Se tivéssemos um produto, de que forma efetuaria-mos a divisão, por tempo ou por quantidade produzida.

E em relação aos custos, teríamos o mesmo custo para os diferentes produtos produzidos no processo?

Como não existe uma regra geral, deve-se escolher o método de apropriação que mais se encaixe no tipo de produção da empresa, já que do ponto de vista administrativo, quer gerencial ou de controle, essas alocações são de todo irrelevante, já que para decisões interessam apenas os valores de receita total dos co-produtos contra o custo total de obtê-los, pois não se consegue normalmente chegar a um co-produto sem obter o outro, e para controle são mais importante os custos por operação, atividade, centro de custos etc., do que por produto.

●CRITÉRIOS DE APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS CONJUNTOS

Os principais critérios de apropriação dos custos conjuntos são:

•Método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com