TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos De Treinamento

Exames: Custos De Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

TREINAMENTO

Uma das prioridades de qualquer gestor de RH é procurar utilizar de forma proveitosa a experiência, a técnica e as capacidades das pessoas. E como a tecnologia e o conhecimento ampliam-se diariamente, torna-se imprescindível ajustar tais variações mediante treinamento de pessoas.

Obviamente, o gestor não conseguirá dominar todos os detalhes necessários ao funcionamento de uma organização, já que as tarefas são complexas e especializadas.

Portanto, um programa de treinamento terá que ser implementado, permitindo assim a absorção contínua de conhecimentos e tecnologias pelas equipes da organização.

Poderíamos listar algumas vantagens de um programa de treinamento:

1. Motivação dos colaboradores.

2. Receptividade individual para exercício de novas funções e tarefas.

3. Melhoria da qualidade e quantidade da produção.

4. Possibilidades de resultados econômicos a curto prazo.

5. Incentivo à qualificação das equipes.

OBJETIVOS DO TREINAMENTO

Treinar pessoas é qualificá-las para o melhor desempenho de tarefas, funções e rotinas. Neste sentido, os principais objetivos de um programa de treinamento seriam:

a) Ajudar a organização a alcançar seus objetivos, o mais economicamente possível (é considerado um "investimento" empresarial);

b) Mudar a atitude das pessoas, melhorando o clima organizacional, aumentando a motivação e tornando-as mais receptivas à chefia;

c) Preparar o pessoal para tarefas peculiares à organização;

d) Reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho do pessoal e os exigidos para as funções existentes;

e) Proporcionar oportunidades aos funcionários de todos os níveis de obterem o conhecimento, a prática e a conduta requeridos pela organização.

ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO

1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

O levantamento da necessidade de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que se possa traçar a programação correspondente:

O que deve ser ensinado?

Quem deve aprender?

Quando deve ensinado?

Onde deve ser ensinado?

Como se deve ensinar?

Quem deve ensinar?

MÉTODOS PARA O LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

Para levantar as necessidades de treinamento podem-se utilizar os seguintes métodos:

1 Avaliação do desempenho – através da avaliação rotineira de desempenho é possível descobrir necessidades prementes de aperfeiçoamento. Obtemos assim informações sobre desempenhos globais de setores, resultando numa atenção imediata dos responsáveis pelo treinamento.

2 Observação – verificar onde haja evidência de trabalho ineficiente, como manutenção excessiva de equipamentos, atrasos em relação aos cronogramas, desperdícios de materiais, número acentuado de problemas disciplinares, absenteísmo, pouca inovação, etc.

3 Questionários ¬- através de questionários e listas de verificação, pesquisam-se aspectos que coloquem em evidência as necessidades de treinamento.

4 Solicitação de supervisores e gerentes – quando a necessidade de treinamento atinge um nível muito alto, os próprios gerentes e supervisores tornam-se propensos a solicitar treinamento para o seu pessoal.

5 Entrevistas com supervisores e gerentes – contatos diretos com supervisores e gerentes, com referência a possíveis problemas solucionáveis através do treinamento, geralmente surgem por meio de entrevistas com os responsáveis pelos vários setores.

6 Exame de empregados – testes sobre o conhecimento do trabalho de empregados que executam determinadas funções ou tarefas.

7 Modificação do trabalho – sempre que modificações totais ou parciais nas rotinas de trabalho sejam introduzidas, torna-se necessário treinamento prévio dos empregados nos novos métodos e processos de trabalho.

8 Entrevista de saída – quando o empregado está rescindindo seu contrato é o momento mais apropriado para conhecer, não apenas sua opinião sincera sobre a organização, mas também as razões que motivam sua saída. É possível que várias deficiências organizacionais, motivacionais e estruturais, passíveis de correção, venham à superfície.

2. PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTO

Após o levantamento das necessidades, escolhem-se os meios para sanar as necessidades indicadas ou percebidas de treinamento.

A programação de treinamento é sistematizada e fundamentada sobre os aspectos relevantes que devem ser analisados durante o levantamento:

1. Qual a necessidade?

2. Onde foi assinalada em primeiro lugar?

3. Ocorre em outra área ou setor?

4. Qual é a causa?

5. É parte de uma necessidade maior?

6. Como resolvê-la: em separados ou combinados com outras?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com