TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logísticos

Pesquisas Acadêmicas: Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Nome: Bridgestone do Brasil LTDA;

Localização: Filial de Campinas – SP. Endereço: Av. Mercedes Benz n°580, Distrito Industrial, Campinas, SP;

Segmento de atuação: artefatos de borracha (bandas de pneus);

Área Geográfica de abrangência comercial: a Bridgestone possui mercado em praticamente todo o mundo. Seu comércio se desenvolve em todo o Brasil, MERCOSUL, América Central e do Norte, Ásia e Europa. Porém a área de atuação da filial de Campinas se dá a toda a região metropolitana de Campinas;

Porte da empresa: A Bridgestone Filial de Campinas é uma empresa de médio porte, ou seja, tem mais de 50 e menos de 500 funcionários empregados;

Produtos Comercializados: Bandas de Rodagem;

Missão: Servir à sociedade com qualidade superior;

Pilares: Cultura de valores, melhoria contínua e responsabilidade social;

Valores: Respeito, honestidade, responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe, paixão e alegria;

Público-alvo: Transportadoras, caminhoneiros autônomos e empresas de ônibus.

Nome e cargo dos funcionários com os quais recebemos informações:

-Roberto Queiroz – Líder de Logística

-Lucinéia Malta – Analista de PCP

José Machado ¬– Analista Fiscal

André Mendes – Analista de PCP

André Thiago – Almoxarife

Carlos Duarte – Analista Financeiro

Luis – Líder Operacional

Yuji – Comprador

Andréia – Gerente de RH

ATIVIDADES LOGÍSTICAS DESEMPENHADAS

A empresa realiza várias atividades logísticas ao longo da Cadeia de Suprimentos à qual ela pertence. Desde o fluxo de informações que vai do marketing com a previsão da demanda até o PCP e a Gestão da CS, e que chega aos fornecedores, e segue até o pós-vendas, até mesmo o fluxo de materiais, no qual a matéria-prima é comprada do fornecedor a fim de suprir a demanda, passa por processos internos de armazenagem, separação, expedição, etc., é transportada até a Bridgestone, onde é recebida e conferida a mercadoria, depois enviada ao almoxarifado, onde é estocada até chegar a ordem de produção, e é transformada então nas bandas de rodagem através de vários processos. Depois de pronta, as bandas vão para um laboratório para serem avaliadas, e então seguem para o estoque de produtos acabados, aguardando o faturamento, para que possa ser feita a separação, expedição, e o transporte para as distribuidoras. Esses processos de Recebimento, conferência, expedição, etc. são realizados mais uma vez na planta dos distribuidores a fim de levar as bandas de rodagem ao seu cliente final.

Podemos acompanhar abaixo um fluxograma simplificado dos fluxos de informações e materiais que ocorrem ao longo da cadeia de suprimentos da empresa:

Hevea-Tec, Cabof e Petrobrás são empresas fornecedoras para a Bridgestone, enquanto Renobrás, Guarizzo e Recap Americana são concessionárias que distribuem o produto para o cliente final.

Para o suporte das atividades logísticas internas da empresa, a Bridgestone utiliza o WMS (Warehouse Management System), que traduzido é o Sistema de Gerenciamento de Armazém. O sistema é utilizado para gerenciar pedidos, controlar, identificar e organizar materiais e seu fluxo, medir desempenhos de atividades logísticas, etc.

No que se refere às atividades internas dentro da empresa, podemos também expor um fluxograma simplificado desse fluxo de materiais e informações:

Vamos abordar um pouco do que ocorre dentro de cada uma dessas atividades:

1 – Na entrada de materiais é onde é feito o recebimento das matérias-primas, a conferência e a análise de qualidade se necessárias,, etc., conforme já dito, tudo isso gerenciado pelo sistema WMS.

2 – Após a chegada, o material passa pelo laboratório antes de ir para o almoxarifado. Lá ele é analisado e se estiver conforme, vai para o almoxarifado. O laboratório tem sedo o grande “gargalo” da empresa.

3 – De acordo com a necessidade de matéria-prima para a produção, esses materiais saem do almoxarifado e vão para a área de manufatura, onde serão transformados em produto.

4 – Após pronto, o produto passa mais uma vez para o laboratório, de onde sai para o estoque de produtos acabados se estivem conforme.

5 – Do estoque de produtos acabados ele é faturado, é feita a separação, a embalagem, a expedição e então o produto é levado ao cliente intermediário, que nesse caso são concessionárias.

Observação: Podemos lembrar que este ciclo ocorre basicamente em todas as empresas presentes na cadeia de suprimentos.

ETAPA 2

A seguir consta uma tabela simples com os itens que compõem os custos de Armazenagem e de movimentação.

Custos de Armazenagem e Movimentação

Fixos Variáveis Semi-fixos Semi-variáveis

Aluguel de Armazém Telefone Horas-extras

Depreciação Energia Elétrica

Mão de Obra Água

Administração do Armazém Combustível para Mov. Interna

Embalagem

Agora, temos uma tabela que contém os custos fixos e variáveis e que compõem o custo do transporte, que no caso é o transporte rodoviário:

ITENS Custo Fixo Custo Variável

Mão de Obra para Transporte v

Combustível para Transporte v

Depreciação de Caminhões v

Seguro dos Caminhões v

Seguro dos Produtos v

Pedágios v

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com