TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Pleno

Dissertações: Custos Pleno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  1.850 Visualizações

Página 1 de 5

Custeio Pleno ou Integral

É um dos principais métodos de custeios tradicionais. O Custeio Pleno é um dos mais usados mundialmente nas empresas, inclusive no Brasil.

O Conceito de Custeio Pleno, surgiu da idéia de que a Contabilidade de Custos é responsável pelo estabelecimento de preços aos produtos. Portanto o objetivo deste método é o estabelecimento do preço de vendas.

O Custeio Pleno consiste em apropriar aos produtos vendidos todos os custos e despesas variáveis e fixas, ou seja, todos os custos e despesas de uma entidade são levados aos objetos de custeio (produtos/serviços). As unidades vendidas contêm parcelas de custos dos materiais diretos, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação, despesas de vendas, distribuição, administrativas, gerais e financeiras. O lucro unitário é utilizado como medida de desempenho, sendo indicado para ser utilizado por empresas que estejam lançando produtos novos no mercado.

As técnicas de rateio, no custeio pleno, são semelhantes às praticadas no custeio por absorção, com a diferença neste que até as despesas são alocadas aos produtos. Pode se dizer que este método é o método por absorção levado ao extremo.

A ilustração na Figura 1 visualiza como é feita a apropriação de custos e a apuração de resultado pelo referido método.

Figura 1 – Apropriação de custos pelo método de Custeio Pleno (VARTANIAN 2000, p.176)

História do Custeio Pleno

Suas origens estão inclusas no tópico 2.2. Origem e Evolução da Contabilidade de Custos. Este método de custeio foi desenvolvido na Alemanha, e ficou conhecido pela sigla RKW1, denominação de um tipo de controle de preços alemão, que tomava por base a planilha de custos e despesas dos produtos para reconhecer sua margem de lucro e a aceitabilidade de seu preço de venda.

Aplicações do Custeio Pleno

Suas aplicações são eminentemente gerenciais, pois na Contabilidade Geral, não é permissível acumular as despesas ao estoque, uma vez que estas são consideradas como gastos de competência do período contábil. O Uso do método de Custeio Pleno ocorre:

• Na mensuração do preço de transferência dos produtos de uma instalação para a outra da mesma empresa e da empresa para os armazéns gerais.

• Na avaliação da performance de áreas e de gestores da empresa.

• Na precificação de contratos públicos nos Estados Unidos da América, oficialmente, desde 1970, quando o Congresso norte-americano estabeleceu um comitê com poderes normativos para emitir padrões de Contabilidade de Custos, o CASB – Cost Accounting Standards Board, com o objetivo de uniformizar os procedimentos para a determinação do custo em contratos de defesa governamentais negociados com empresas privadas.

Fixação do Preço de Venda com Base no Custeio Pleno

Pode ser operacionalizada de três diferentes formas, sendo propostas as seguintes fórmulas para cálculo do preço de venda:

• Margem percentual: (Vendas) – (Custos Totais) x 100 (Vendas)

• Markup percentual: (Vendas) – (Custos Totais) x 100

(Custos Totais)

• Percentual alvo de retorno sobre o capital: (Vendas) – (Custos Totais) x 100

(Ativos Totais)

O Custeio Pleno é o método mais adequado para a fixação do preço de venda , mas deve se ajustar às variações da demanda. Quando a demanda diminui, preços mais baixos podem contribuir pra uma elevação de volume; quando a demanda aumenta, preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com