TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de produção

Projeto de pesquisa: Custos de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

Economia

ATPS desenvolvida durante a disciplina de Economia para obtenção parcial de nota no Curso de Graduação em Administração – Universidade Anhanguera/Centro de ensino a Distância.

Porto Alegre, 16 de setembro de 2013.

Sumário

Introdução ....................................................................................................................4

O Setor Econômico escolhido......................................................... ........................... 5

Custos de Produção.....................................................................................................8

Fatores que influência a atividade econômica ...........................................................11

Como o mercado econômico tem influenciado o setor...............................................13

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS de Economia faremos um estudo econômico do setor calçadista do Vale dos Sinos/RS. Com isto, desenvolveremos nossas habilidades de pesquisa de mercado desenvolvendo nossas habilidades técnicas quanto a identificar pontos fortes e pontos fracos neste setor da economia.

Etapa 1

Setor calçadista – Novo Hamburgo

A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu com a indústria do calçado. Foi uma fase muito rápida, persistente e organizada.

Novo Hamburgo também é conhecida como a capital Nacional do Calçado, O setor coureiro-calçadista continua sendo de grande importância para economia e o desenvolvimento local. Prova disso é que Novo Hamburgo participa das principais feiras do setor e sedia exposições que são referência na área. Destaque especial para a FENAC (Feira Internacional do Calçado) e FIMEC (Feira Internacional de Máquinas para Curtumes, Couros, Componentes para Calçados e Acessórios). Os eventos antecipam tendências, atraindo consumidores, lojistas, importadores e profissionais da área. Desta forma, Novo Hamburgo está consolidado não apenas como pólo produtor, mas também como um centro de desenvolvimento tecnológico e informação para o setor. Os estandes do Município também marcam presença em outras feiras, como a Couromoda e Francal.

O Brasil possui 2.785 empresas de componentes para couros, calçados e artefatos, responsáveis por cerca de 70 mil postos de trabalho diretos. Do montante de empresas, destaque para 25% das empresas localizadas no Vale do Sinos e 14% em São Paulo. Assim é possível ter uma dimensão da expressividade que Novo Hamburgo representa neste setor

O setor coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul em 2007 foi responsável por 39,43% de um total de 177,05 milhões de pares exportados, enquanto que em 2001 sua participação era de 70,7% (Abicalçados). Isto comprova, sem sombra de dúvida, que o Vale do Rio dos Sinos possui um cluster privilegiado.

Exportações brasileiras de calçados

Ano Pares (mil) US$ (mil) Preço Médio Participação gaúcha (%)

2007 177.052 1.911.750 10,80 39,43

2006 180.435 1.863.118 10,33 45,36

2005 189.672 1.891.558 9,47 52,14

2004 211.434 1.699.941 8,04 56,43

2003 188.952 1.552.074 8,21 61,85

Com base no gráfico acima fica clara a suma importância da região do Vale dos Sinos no setor calçadista.

SEXO E IDADE – Segundo pesquisa da UFPE concluiu que a idade e o sexo podem influenciar no comportamento do consumidor de calçados. De acordo com a pesquisa, as mulheres compram sapatos sempre e até quando não precisam. Já entre os homens, quase 50% dos entrevistados.

ETAPA 2

Lembramos que não existe uma estrutura única para a produção de calçados, vai depender do produto e matéria-prima de cada modelo feito na fábrica de calçados.

Por exemplo, se a matéria-prima é o couro, o layout para a produção é um e se a matéria-prima for o plástico ou materiais sintéticos, o layout de produção é outro.

Os investimentos em uma fábrica de calçados variam muito e dependem da Capacidade de Produção, das matérias-primas, equipamentos, do produto escolhido e da variedade de produtos.

De modo geral, para se calcular o preço de venda, deve o administrador responsável por esta área observar não apenas o custo exaustivamente analisado e determinado, como também o comportamento externo, interpretado em função dos seguintes fatores:

a) Preços dos concorrentes;

b) Necessidades do mercado e capacidade de oferta;

c) Compatibilização dos preços pretendidos com os do mercado;

d) Pressão dos preços de mercado versus custos e lucros pretendidos;

e) Instituição do preço conveniente;

f) Formação de preços baseados em custos.

O gasto fixo que consta na elaboração do custo é composto por: despesas com pessoal, despesas com vendas, despesas administrativas, despesas com viagens, despesas com água e com energia elétrica.

ETAPA 3

FEE, em conjunto com o IBGE, está divulgando às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com