TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS E ELETROQUÍMICOS

Artigos Científicos: CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS E ELETROQUÍMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO 3

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO 5

2.1. Participação dos Países em Aspecto Ambiental 5

2.2. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável 6

3. ELETROQUÍMICA 6

3.1. Eletrólise 7

3.2. Eletrólise na obtenção do Aluminio 8

4. CONCLUSÃO 11

5. REFERÊNCIAS 12

RESUMO

O estudo dos reagentes e produtos de uma reação química, reações que podem ser feitas com mols, massas, volumes, números de moléculas, etc. Baseando-se nessas reações, fazer previsões para denominar o cálculo estequiométrico.

A principal origem do alumínio é a bauxita, constituída por uma mistura de minerais, que contêm óxidos de alumínio hidratados, sendo a fonte de 99% do alumínio metálico. A bauxita é refinada a alumina (óxido de alumínio tri-hidratado), a qual é depois reduzida a alumínio por um processo de eletrólise.

Para produzir uma tonelada de alumínio são precisas de 4 a 6 toneladas de bauxita.

1. INTRODUÇÃO

Adquirir conhecimentos da estequiométrica correlacionando com acontecimentos do dia-a-dia. Introduzir facilmente a rotina repentina com estudos de proporções.

Analisar diretamente as relações construtivas para o acréscimo do nosso próprio conhecimento, além de explorar os pertences que pode emitir informações benéficas.

No cálculo estequiométrico, a quantidade do elemento será o reagente que produzirá o produto; o prato. Assim, colocando á mais, a quantidade sem proporcionar com a lei de Prost, fornecera excesso.

Um bolo precisa de fermento, em quantidade excessiva. Em Prost, aprende-se que o fermento, nesse caso é o reagente em excesso e o produto é o bolo. Desta forma, uma simples equação de 1° grau pode relacionar com estequiometria.

Para resolver uma equação precisam separar os termos, números com incógnitas e números inteiros, semelhante com a Lei de Prost; reagente e produto.

2. OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical.

No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas 86.800 toneladas de CO2 ou 86,8 kg de CO2.

40 kg Al*2170 kg CO2 /1.000 kg Al = 86,8 kg de CO2.

Para a produção de 40 kg de Alumínio, são necessários 160 kg de Bauxita.

AL2 O3 (Bauxita) /AL (Alumínio).

4.000 → 1.000 = 4.000*40/1.000X →X =160 kg de Bauxita – AL2 O3

X 40

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente.

2.1. Participação dos Países em Aspecto Ambiental

A utilização do alumínio é como principal matéria prima para fabricação de automóveis nas indústrias automobilísticas com exemplo a AUDI nos EUA.

O Brasil por sua vez, na utilização do alumínio no setor de transportes esta muito atrás dos Estados Unidos; os motivos para essa dificuldade segundo as montadoras nacionais é o seu alto custo. Um retorno em longo prazo, pois é grande a falta de qualidade nas estradas brasileiras.

A reciclagem no Brasil é em média 33% o que supera os 27% da média mundial. Quando o assunto é reciclagem o Brasil é pioneiro; em 2010 foram mais de 17 bilhões de unidades de latinhas de bebidas recicladas.

2.2. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável

O alumínio é amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente desempenho na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos.

Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.

Alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio e reforça a vocação de sua indústria para a sustentabilidade em termos econômicos, sociais e ambientais.

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais.

A reciclagem do alumínio é motivo de orgulho para nosso País, pois a eficiência do seu ciclo nos coloca em posição de destaque no cenário mundial.

3. Eletroquímica

A Eletroquímica é um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.

Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica.

Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células).

Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.

3.1. Eletrólise

A palavra eletrólise é originária do radical eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente de eletro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com