TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo numérico - investigação de erro

Resenha: Cálculo numérico - investigação de erro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Cálculo Numérico – Estudo de Erros

Problema real

O trabalho é uma grandeza escalar, isto é ele fica completamente definido apenas pelo número que expressa seu valor e pela unidade.

A força só realiza trabalho se houver deslocamento do corpo no qual ela atua. Assim, se uma pessoa sustentar um objeto, sem deslocá-lo, ele não esta realizando trabalho sobre o corpo. Isto é evidente pela equação W=F.D, pois se D=0, temos W=0. Então, a pessoa faz força e não realiza trabalho sobre ele, por que não há deslocamento associado a esta força.

Apesar disso, a pessoa se cansa por que há um trabalho realizado sobre seu próprio músculo para sustentar o objeto , as fibras musculares, existentes em grandes números , são alternadamente tensionadas e relaxadas.

Modelo matemático

W=F.D

W=Trabalho

F=Força

D= Deslocamento

Se deslocamento for igual a zero isso significa que pela fórmula matemática não houve trabalho realizado. Mas como não realizar trabalho se estamos fazendo força. Analisando a fórmula da Força temos F= M.A, mas como estamos sustentando um corpo, passamos a ter uma força na vertical que modifica a fórmula para P=M.G, isso significa que tem uma força empurrando o corpo que estamos sustentando para baixo, e nós estamos fazendo uma força contraria para cima para sustentar este corpo sem que ele caia ao chão, totalizando num trabalho realizado que não pode ser calculado por que não há movimentação.

Soluções do modelo matemático

Através do cálculo numérico podemos jogar pequenos valores para o deslocamento em consideração a movimentação realizada pelo músculo para sustentar este corpo no ar. Assim conseguindo achar uma aproximação do trabalho realizado por este corpo.

Referência

Máximo, Antônio; Alvarenga, Beatriz. Física Ensino médio. 1° Edição. São Paulo: Editora scipione , 2004.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »