TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Erros

Dissertações: Teoria Do Erros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  9.444 Palavras (38 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 38

ORIENTADOR: Prof. MOACIR

São José do Rio Pardo/SP

2013

-LEI DE SOFTWARE

-Lei nº 9.609, de 19.02.98

Publicado no D.O.U. de 20.02.98. retificada no de 25.02.98.

Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no Pais, e da outra providencias.

O Presidente da Republica

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPITULO I

Disposições Preliminares

Art. l- Programa de computador è a expressão de conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte fisico de qualquer natureza, de emprego necessário em maquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos perifericos, baseados em técnica digital ou análogo, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados.

CAPITULO II

Da Proteção aos Direitos de Autor e do Registro

Art. 2- O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador è o conferido às obras literárias pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no Pais, observando o disposto nesta Lei:

1- Não se aplicam ao programa de computador as disposições relativas aos direitos morais, ressalvado, a qualquer tempo, o direito do autor de reivindicar a paternidade do programa de computador e o direito do autor de opor-se a alterações não autorizada, quando estas impliquem deformações do programa de computador, que prejudiquem a sua honra ou sua reputação.

2- Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinquenta anos, contados a partir de 1 de Janeiro do ano subsequente ao da sua publicação ou, na ausencia desta, da sua criação.

3- A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

4- Os direitos atribuídos por esta Lei ficam assegurados aos estrangeiros domiciliados no exterior, desde que o pais de origem do programa conceda, aos brasileiros e estrangeiros domiciliados no Brasil, direitos equivalentes.

5- Inclui-se dentro os direitos assegurados por esta Lei e pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no Pais aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, não sendo esse direito exaurível pela venda, licença ou outra forma de transferência da copia do programa.

6- O disposto no parágrafo anterior não aplica aos casos em que o programa em si não seja objeto essencial do aluguel.

Art. 3- Os programas de computador poderão, a critério do titular, ser registrado em órgão ou entidade a ser designada por ato do Poder Executivo, por iniciativa do Ministério responsável pela política de ciência e tecnologia.

1- O pedido de registro estabelecido neste artigo devera conter, pelo menos, as seguintes informações:

I- os dados referentes ao autor do programa de computador e ao titular, se distinto do autor, sejam pessoas física ou jurídica,

II- a identificação e descrição funcional do programa de computador, e

III- os trechos do programa e outros dados que se considerar suficientes para identificá-lo e caracterizar sua originalidade, ressalvando-se os direitos de terceiros e a responsabilidade do Governo.

2- As informações referidas no inciso III do parágrafo anterior são de caráter sigiloso, não podendo ser reveladas, salvo por ordem judicial ou requerimento do próprio titular.

Art. 4- Salvo estipulação em contrario, pertencerão exclusivamente ao empregador, contratante de serviços ou órgão publico, os direitos relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante a vigência de contrato ou de vinculo estatutário, expressamente destinado a pesquisa e desenvolvimento, ou em que a atividade do empregado, contratado de serviço ou servidor seja prevista, ou ainda, que decorra da própria natureza dos encargos concernentes a esses vínculos.

1- Ressalvado ajuste em contrario, a compensação do trabalho ou serviço prestado limitar-se-à a remuneração ou ao salário convencionado.

2- Pertencerá, com exclusividade, ao empregado, contratado de serviço ou servidor os direitos concernentes a programa de computador gerador sem relação com o contrato de trabalho, prestação de serviços ou vinculo estatutário, e sem a utilização de recursos, informações tecnológicas, segredos industriais e de negócios, materiais, instalações ou equipamentos do empregador, da empresa ou entidade com a qual o empregador mantenha contrato de prestação de serviços ou assemelhados, do contratante de serviços ou órgão publico.

3- O tratamento previsto neste artigo será aplicado nos casos em que o programa de computador for desenvolvido por bolsistas, estagiários e assemelhados.

Art. 6- Não constituem ofensa aos direitos do titular de programa de computador:

1- a reprodução, em um só exemplar, de copia legitimamente adquirida, desde que se destine a copia de salvaguarda ou armazenamento eletrônico, hipótese em que o exemplar original servira de salvaguarda;

II- a citação parcial do programa do computador, para fins didáticos, desde que identificados o programa e o titular dos direitos respectivos;

III- a ocorrência de semelhanca de programa e outro, preexistente, quando se der por foça dascaracteristicas funcionais de sua aplicação, da observancia de preceitos normativos e tecnicos, ou delimitação de forma alternativa para a sua expressão;

IV- a integração de um programa, mantendo-se suas caracteristicas essenciais, a um sistema aplicativo ou operacional, tecnicamente indispensavel às necessidades do usuario, desde que para o uso exclusivo de quem a promoveu.

CAPITULO III

Das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com