TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cîências Contábeis

Artigo: Cîências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir, informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

São através da Contabilidade que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do seu patrimônio. O patrimônio pode ser um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.

Em contabilidade ele se apresenta sob três formas: Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade, como por exemplo, dinheiro em Caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias, Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc. Já o Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve; as dívidas que ela contraiu, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar. Por fim, o Patrimônio Líquido é o valor aplicado pelos proprietários do patrimônio na entidade.

AContabilidadeé uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controlepermanente do Patrimônio da empresa.A principal finalidade da Contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio,informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tantopor parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.Para fornecer tais informações, a Contabilidade precisa registrar a movimentação doPatrimônio.Registrar de que maneira?Suponha que você seja o contador de uma empresa. Você vai iniciar a contabilização dessaempresa.E agora? Por onde começar?Responderemos que o primeiro passo é a escrituração.Aescrituraçãoé uma das técnicas da Contabilidade que consiste em registrar, nos livrospróprios, os fatos que provocam modificações no Patrimônio da empresa.A escrituração começa pelo livroDiário, no qual todos os registros são efetuados mediantedocumentos que comprovem a ocorrência do fato. Os documentos mais comuns são: Notas Fiscais,Recibos de Aluguéis, Contas de Água, Contas de Luz e Duplicatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com