TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECORRÊNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Casos: DECORRÊNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA: DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 7

1) Defina especialização vertical e horizontal nas organizações.

A especialização vertical ocorre quando a empresa verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na empresa. Ela se caracteriza pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis da empresa.

2) Defina departamentalização.

É uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de ação, de forma a aumentar a eficiência, o controle, e descentralizar a autoridade e a responsabilidade.

Há seis tipos de departamentalização: departamentalização por Função, por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fase do processo, por projetos.

3) Quais os tipos de departamentalização?

Há seis tipos de departamentalização: departamentalização por Função, por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fase do processo, por projetos.

4) Departamentalização por funções: características, vantagens, desvantagens e aplicações.

Departamentalização por funções consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa, sendo as funções fundamentais as de qualquer empresa à produção (criação de produtos ou serviços); venda (procura de cliente que aceitam o preço do produto ou do serviço); financiamento ( levantamento, obtenção, desempenho de recursos financeiros de uma empresa ). De acordo com a departamentalização por funções nada mais é lógico que agrupar tais funções em departamentos de produção, de vendas e de finanças.

Vantagens: Agrupa especialista sob uma única chefia garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas orienta as pessoas para uma única atividade específica.

Desvantagens: Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração nas atividades específicas. É inadequado quando a tecnologia e as circunstância externas são mutáveis ou imprevisíveis. Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades, não tendo uma visão sobre outros departamentos.

Aplicação: É indicada para circunstancias estáveis e de poucas mudanças que requeiram desempenho de tarefas rotineiras. É aconselhável para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo tempo.

5) Departamentalização por produtos ou serviços: características, vantagens, desvantagens e aplicações.

A departamentalização por produto, organiza-se em unidades independentes responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos. Assim sendo, todas as atividades necessárias, para a produção de um determinado produto, deverão ser agrupado em uma única unidade. Se uma empresa, deseja produzir quatro produtos, as atividades A, B, C, D, requeridas para cada produto, deverão ser agrupados em cada departamento por produto, como a seguir.

Vantagens: Define responsabilidade por produtos ou serviço, facilitando a avaliação dos resultados. Melhor coordenação interdepartamental. Maior flexibilidade. Facilita inovação. Ideal para circunstancia mutável.

Desvantagem: Enfraquecimento da especialização. Alto custo operacional pela duplicação das especialidades. Conta-indicada para circunstâncias estáveis e rotineiras.

6) Departamentalização por localização geográfica: características, vantagens, desvantagens e aplicações.

Denominada departamentalização territorial ou regional ou por localização geográfica. De acordo onde o trabalho será desempenhado é feita uma recolocação das atividades em função das áreas geográficas . Utilizada por grandes empresas que cobrem grandes áreas e cujos mercados são extensos, as empresas multinacionais utilizam essa estratégia para operações fora do país sede. É mais utilizada para a área de produção e de vendas e não para finanças Departamentalização

Vantagens: Facilidade a se ajustar às condições e necessidade locais ou regionais Organização territorial que permite uma melhor avaliação de lucro, desempenho ou do produto. Encoraja os executivos a pensarem em termos de sucesso do território. Indicada para firmas de varejo, desde que certas funções como compras ou finanças sejam centralizadas. Flexibilidade nas tomadas de ações por gerentes regionais que podem acompanhar as variações regionais sem problemas Departamentalização

Desvantagens: O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano o planejamento, execução ou controle como um todo, dado ao grau de liberdade adquirido das filiais. Ocorre principalmente nas áreas de marketing ou produção. Departamentalização

Aplicações: Este tipo de departamentalização é uma característica da área mercadológica e de produção, que visam distribuir melhor a captação do mercado criando filiais e agências distribuidoras ou da área de produção criando fabricas e instalações territorialmente para melhor utilização dos recursos locais. Departamentalização

7) Departamentalização por clientela: características, vantagens, desvantagens e aplicações.

Sua base envolve diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as características do cliente e suas necessidades. Divide as unidades organizacionais para que cada divisão sirva um tipo de cliente diferente.

Vantagens: O aspecto mais crítico da organização é a satisfação do cliente. É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produto que variam o tipo de acordo ou tamanho do cliente. Permite a organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades.

Desvantagens: As demais atividades da organização produção, finanças, podem torna-se secundárias, pelo fato da preocupação pelo cliente. Assim como algumas atividades os objetos da organização (como lucratividade, produtividade) também podem ser deixados de lado em função da satisfação do cliente.

Aplicação: Dá mais ênfase para o cliente que para a própria organização, é indicada quando o negocio depende de diferentes características de produtos ou serviços para diferentes tipos de cliente.

8) Departamentalização por processo: características,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com