TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFORMAÇÃO ELÁSTICA

Projeto de pesquisa: DEFORMAÇÃO ELÁSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 2

1 DEFORMAÇÃO ELÁSTICA

Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. Após o esforço mecânico, o metal volta à forma e às dimensões originais. É o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.

2 ESCOAMENTO

O escoamento de fluidos pode ser permanente (estável) ou não permanente (instável); uniforme ou não-uniforme (variado); laminar ou turbulento; uni, di ou tridimensional; rotacional ou irrotacional.

O escoamento unidimensional de um fluido incompressível ocorre quando a direção e a intensidade da velocidade é a mesma para todos os pontos.

O escoamento bidimensional ocorre quando as partículas do fluído se movem em planos ou em planos paralelos e, suas trajetórias são idênticas em cada plano. As grandezas do escoamento variam em 2 dimensões.

3 INDENTAÇÃO

Indentação: Indentação é a falha que ocorre quando forças estáticas entre duas superfícies curvas em contato resultam em escoamento de um ou de ambos os componentes acoplados, para produzir uma descontinuidade superficial permanente e de tamanho significativo. Por exemplo, se uma esfera de rolamento é carregada estaticamente, de modo que a esfera seja forçada a indentar (marcar) permanentemente a pista de rolamento pelo escoamento plástico localizado, diz-se que a pista esta indentada.

A subsequente operação de rolamento deve resultar em um aumento tolerável de vibração, ruído e aquecimento e, portanto, a falha terá ocorrido.

4 FRATURA FRÁGIL

Na fratura frágil não ocorre deformação plástica, requerendo menos energia que a fratura dúctil que consome energia para o movimento de discordâncias e imperfeições no material. O tipo de fratura que ocorre em um determinado material depende da temperatura.

5 FADIGA

É a forma de falha ou ruptura que ocorre nas estruturas sujeitas ás forças dinâmicas e cíclicas. Nessas situações o material rompe com tensões muito inferiores à correspondente à resistência à tração. É comum ocorrer em estruturas como pontes, aviões e componentes de máquinas. A falha por fadiga é geralmente de natureza frágil mesmo em materiais dúcteis. Os esforços que podem levar a fadiga são: tração, tração e compressão, flexão e torção.

6 CORROSÃO

Erosão de um material metálico é o desgaste mecânico provocado pela abrasão superficial de uma substância sólida, líquida ou gasosa.

A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química, eletroquímica ou eletrolítica do meio, aliada ou não a esforços mecânicos.

Nos processos de corrosão, os metais reagem com os elementos não metálicos presentes no meio, O2, H2S, CO2, entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais foram extraídos (corrosão corresponde ao inverso dos processos metalúrgicos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com