TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS

Resenha: DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  Resenha  •  2.264 Palavras (10 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 10

O objetivo deste trabalho foi buscar informações, que fizessem-nos entender o mundo dos financiamentos, e analises matemáticos utilizados no momento de solicitar empréstimos/financiamentos ou ainda em orçamento capital. Além disso, o trabalho buscou informações a respeito do setor automobilístico, tanto no cenário brasileiro quanto no exterior.

Com esse trabalho podemos analisar melhor todas as taxas e possibilidades de um melhor financiamento, nesse cenário financeiro onde os bancos anunciam atrativos, juros e taxas, é preciso que estejamos informados e sempre prontos para buscarmos a negociação.

PLANEJAMENTO (ORÇAMENTO)

A empresa Port Carros analisa incluir a sua natureza de operações a revenda de carros novos, semi-novos e usados, sendo que estes carros serão adquiridos de fábrica e usados em futuros negócios.

Para tanto, é necessário o conhecimento em orçamento geral para se analisar todos os tópicos necessários para montagem deste orçamento. Abaixo seguem tópicos que a empresa deverá analisar para chegar a conclusão do negócio.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: é a parte do orçamento mais importante para uma empresa, porém muitos administradores acabam não fazendo e tendo problemas futuros na maneira de investir o lucro adquirido, no planejamento financeiro são analisadas todas saídas de caixa, fluxo de caixa, balanço patrimonial e DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício.



DEMONSTRATIVOS ORÇAMENTÁRIOS:

DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício): esta demonstração tem como principal foco saber se a empresa está tendo lucros ou prejuízos ao final de determinado exercício. A DRE é a união de todos os gastos ocorridos no período juntamente com o montante das vendas. Lembrando que é uma demonstração contábil e não financeira e é exigida por lei. (Veja exemplo abaixo).



Fluxo de Caixa: Consiste em saídas e entradas de caixa (monetário). É o fluxo de caixa que mostra como a empresa está em termos financeiro, ou seja, se há necessidade de empréstimo ou também se há possibilidade de investimentos. Para a empresa se organizar para fazer o fluxo de caixa é necessário que ela tenha um controle de tudo o que tem a pagar e de tudo que tem a receber. (Veja abaixo).





Quando o administrador projeta seus gastos e vendas para um período ele deve acompanhar ao longo deste se as metas e objetivos traçados estão de fato ocorrendo, caso contrário é necessário projetar um plano de ação para se chegar ao objetivo final. O Plano de ação de uma empresa serve para reduzir gastos e também para que seja feito um acompanhamento mais minucioso de algo especifico.

investimentos

Para uma empresa em alguns momentos é necessário recorrer a bancos e financiadoras para se chegar a alguns objetivos. Porém é de extrema importância que o administrador analise e coloque na ponta do lápis as propostas recebidas, pois se deve analisar o tempo de empréstimo, taxas de juros, valor da parcela e tantas outras questões.

Abaixo seguem algumas explicações sobre o que deve ser analisado no momento do empréstimo/financiamento.

VALOR PRESENTE LIQUIDO: É utilizado para análise de viabilidade de um projeto de investimento. Para saber se o projeto é viável ou não tirarmos a prova se der negativo o retorno será menor que o montante investido, sendo ele positivo dará um bom retorno futuro.

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR): Significa a taxa de retorno de um projeto em análise. Ela é necessária para igualar o valor de um investimento e entre os investimentos o melhor é aquele que tiver a maior taxa de retorno.

PAYBACK DESCONTADO: segue a mesma lógica do Payback Simples, porém leva em consideração o valor do dinheiro no tempo. É o período de tempo que a empresa levará para recuperar seu investimento inicial feito, sendo que para calculá-lo precisamos descontar o fluxo de caixa, pois é um dinheiro que será recebido no futuro e terá menos valor que o de hoje.

INDICE DE LUCRATIVIDADE LIQUIDA: Para a empresa é necessário calcular o índice de lucratividade, com esta ferramenta pode-se mensurar os ganhos em valores presentes. Ele é calculado da seguinte forma: Lucro Liquido dividido pelo valor das Vendas.

Custo de Capital – Custo Médio Ponderado de Capital: o custo de capital pode ser de próprio ou de terceiros que é utilizado na empresa para seu ciclo operacional. O Custo Médio Ponderado de Capital é quando a empresa necessita de recursos externos para atender suas necessidades, para isso ela deve apurar o custo médio ponderado pois, este possibilita uma análise sobre a viabilidade ou não de buscar recursos.

Financiamentos, Empréstimos e Leasing: para a empresa ser competitiva é preciso que ela tenha o conhecimento de diversas maneiras de financiamento.

O financiamento pode ser tanto em curto prazo quanto em longo prazo, isso depende da necessidade da empresa. No de curto prazo normalmente existe a necessidade de capital de giro ou para ter possibilidade de movimentação de estoque, já o de longo prazo é para a empresa expandir sua atuação e consequentemente aumentar de seus lucros. O financiamento em si é formalizado por meio de contrato, onde estão descritos todas as informações para consulta como: taxa de juros, período, data de pagamento e valores das prestações.

O Empréstimo é algo simples, é quando uma instituição financeira libera o valor necessário para e empresa, e a empresa se compromete a honrar com seus deveres de pagamento mensais a esta instituição.

Já o Leasing ou também conhecido como arrendamento ocorre quando uma parte denominada arrendadora ou locadora adquiri um bem ou já o possua e deseja alugar/arrendar a um terceiro, sendo que este passa a ser o arrendatário ou locatário por um prazo definido.

Isto ocorre a partir da firmação de um contrato, onde indica o prazo do leasing, os valores a serem pagos ao locador, as clausulas de conservação e manutenção do bem, além da responsabilidade de pagamento dos impostos e seguros que incidirem.

Ao termino do contrato a empresa ou pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com