TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho Escolar: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

BALANÇO PATRIMONIAL- BP

O Balanço patrimonial é a junção dos dados obtidos através dos documentos que ajuda a equipe contábil a visualizar a real situação da empresa em relação aos custos e bens. Ribeiro (1999, p. 138) conceitua que o Balanço Patrimonial “é a Demonstração Financeira que evidência, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativamente e qualitativamente”.

ASPECTOS

• Aspectos qualitativos: Tratam dos componentes do patrimônio segundo a espécie de cada um.

• Aspectos quantitativos: Referem-se ao valor com que cada elemento possa ser expresso em Moeda.

Aspectos Qualitativos do Patrimônio:

Bens: dinheiro, móveis e veículos, entre outros.

Direitos: Duplicatas a receber, aluguéis a receber, entre outros.

Obrigações: duplicatas a pagar, impostos a pagar, obrigações trabalhistas e previdenciárias a pagar, entre outras.

Aspectos Quantitativos do Patrimônio:

Bens: dinheiro: 10.000,00; móveis: 25.000,00; veículos: 65.00,00.

Direitos: duplicatas a receber: 10.000,00; aluguéis a receber: 2.000,00.

Obrigações: duplicatas a pagar: 25.000,00; impostos a pagar: 5.000,00; obrigações trabalhistas e previdenciárias: 8.000,00.

Uma das principais características funcionais do Balanço Patrimonial é fornecer dados precisos para a contabilidade, para saber qual a real situação financeira da empresa em, um dado período de tempo, geralmente 1 ano.

É considerado uma das principais demonstrações Contábeis. Segundo Marion (2005, p. 42). Por isso deve ser feito de maneira correta e responsável, para auxiliar o Controle do Patrimônio.

No Balanço Patrimonial Iudícibus (2009) esclarece que o mesmo origina-se da expressão balanço, pois denota o equilíbrio, entre o Ativo e Passivo, juntamente ao Patrimônio Líquido, ou seja, da igualdade obtida pelas Origens e Aplicações de Recursos. Já o termo patrimonial tem sua origem no patrimônio da empresa, definido pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. Assim, o Balanço Patrimonial é entendido como equilíbrio patrimonial de uma organização.

ESTRUTURA

A estrutura do Balanço Patrimonial é dividida em dois grupos: Ativo e passivo.

O Ativo (aplicação de recursos) é composto por Bens e Direitos. O Passivo (origem de recursos) é composto pelas obrigações financeiras da empresa, tais como fornecedores, Governo funcionários entre outros, e o Patrimônio líquido.

O Patrimônio Líquido consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dividas), sendo assim o Patrimônio Liquido é considerado o capital que a empresa efetivamente tem de disponível em caixa. É representado pela seguinte fórmula: Bens + Direitos - Obrigações = Situação Líquida Patrimonial (ou Patrimônio líquido).

No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do Patrimônio que registrem, e agrupadas a fim de facilitar o conhecimento quando for analisar a situação financeira da empresa.

No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

1- Ativo Circulante;

2- Ativo Não Circulante (realizável á longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível).

No Passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

1- Passivo Circulante;

2- Passivo Não circulante;

3- Patrimônio Líquido (capital social, reservas de lucros, prejuízos acumulados, ações).

O Balanço Patrimonial além de demonstrar os bens e direitos e obrigações é utilizado como um instrumento para análise financeira, sendo assim, é possível detectar os pontos críticos e permitir, de imediato, apresentar um esboço das prioridades traçando estratégias para o futuro.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO- DRE

Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período e destina evidenciar a formação do resultado líquido através do confronto das receitas, custos e resultados apurados segundo o princípio contábil do regime de competência.

Para Iudícibus (2004, p.194) “A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo)”.

Para as empresas brasileiras, a demonstração de resultado de exercício é obrigatória, de acordo com a lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007, a qual diz que a DRE deverá discriminar:

- Receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- Receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- Despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

- O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

A Demonstração do Resultado do Exercício apresenta grande utilidade aos investidores, aos bancos financiadores, ao governo e aos administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com