TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE CUSTO

Artigos Científicos: DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE CUSTO

conceito

Para a contabilidade departamentalização é o critério mais eficaz para uma racional

distribuição dos custos indiretos. Com isso cada departamento pode ser dividido em mais de um centro de custos. Os departamentos são divididos em produção e serviços. Para a apropriação dos custos indiretos dos produtos, é necessário que todos esses custos estejam nos departamentos de produção. As empresas são divididas em departamentos de serviço e de produção, cada departamento tem custos diferentes e são utilizados de forma diferentes.

Departamento de produção: São os departamentos que promovem qualquer tipo de modificação sobre o produto.

Departamento de serviço: São departamentos cujo trabalho realizado tem como objetivo a apresentação de um serviço para outros departamentos. Vivem basicamente para execução de serviços e não para atuação direta sobre o produto.

QUAL SUA IMPORTANCIA

A departamentalização visa diminuir a distorção causada pelo rateio através da divisão das empresa em áreas distintas de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Mostrando a praticidade e confiabilidade dos dados gerados por um bom método de departamentalização. E que na maioria das vezes onde não se usa o critério da departamentalização ocorre a superavaliação dos produtos. E importante classificar os gastos entre custo e despesas, apropriar os custos diretos e indiretos aos produtos, identificar os custos indiretos que podem ser atribuídos diretamente aos departamentos, ratear os custo comuns entre todos serviços e distribuir os custo do departamentos de serviços para o de produção.

QUAL SEU IMPACTO

Caso não se opte por departamentalizar verifica-se um grau de distorção nos números finais. Apesar de quaisquer arbitrariedades ocorridas na forma de apropriação por hora-máquina, é claro que na alocação com base na departamentalização estarão sendo cometidas menos injustiças e diminuídas as chances de erros maiores. Caso a empresa do exemplo abaixo fixasse seus preços de venda com base em seus custos de produção, com base na departamentalização, precisaria aumentar os produtos A e B ,diminuindo os de C. Sérios problemas poderiam ocorrer em processos de concorrência ou na competição no mercado com outras empresas pelo inadequado processo de custeamento.

CONCLUSÃO

O estudo da departamentalização se faz importante para atribuir da melhor forma possível os recursos e pessoas como encontrar formas de melhor administra-las dentro da estrutura global da empresa. Assim estabelecer ligações entre essas diferentes maneiras de departamentalizar permite um melhor aproveitamento de suas vantagens.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos / Idalberto Chiavenato. 2.ed. Rio de Janeiro. Campus, 1999. 15ª reimpressão. p. 396-433.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração / Idalberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com