TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Pesquisas Acadêmicas: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 15

A indústria de saneantes domissaneantes ou produtos de limpeza, é uma das indústrias químicas mais importantes para o desenvolvimento da civilização humana. Desde a descoberta do sabão, há mais de 2000 anos, esse produto foi sendo aprimorado com o passar dos séculos. Os sabões, que até 1940 dominavam o mercado e eram produzidos a partir da reação de uma gordura (vegetal ou animal) com álcali, foram substituídos por tensontivos sintéticos derivados do petróleo, os detergentes. A partir dessa época, essa indústria se desenvolveu cada vez mais. Hoje as gôndolas de supermercados estão cheias de produtos de limpeza, cada um com uma função especifica para cada tipo de sujeira, material ou superfície.(MARTINS, 2009).

A vigilância é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Sendo constituída por um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), entendida por um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos para a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Visa ainda desenvolver um modelo estratégico para regulamentar o funcionamento da indústria estudada para atender as exigências legais vigentes no País, primando por uma gestão organizacional competitiva e de qualidade, envolvendo todos os colaboradores através do uso da gestão mais apropriada a indústria em questão.

DESENVOLVIMENTO

A empresa em questão denominada LIMPEFER - Industria de Produtos Químicos e de Limpeza trata-se de uma indústria de domissaneantes (indústria de materiais de limpeza), que a partir de uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária do Município , foi constatada uma série de irregularidades quanto ao funcionamento, constituição legal, quanto aos procedimentos realizados na produção, relacionados aos fluxos operacionais, riscos ambientais, falta de higiene, equipamentos de segurança: equipamentos de proteção individual, estrutura física inadequada que podem proporcionar acidentes de trabalho e intoxicações devido ao descarte inadequado.

1. Mapeamento da formação do estabelecimento

A empresa denominada , LIMPEFER - Industria de Produtos Químicos e de Limpeza , localizada na av. Berlim n 805 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre RS . Ela é uma microempresa dirigida por dois sócios que são irmãos conta com 21 funcionários sendo eles assim distribuídos : 4 devidamente registrados ( 2 auxiliares administrativos , 1 motorista e um “gerente de produção” ) e 17 sem registro no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

O estabelecimento funciona de forma ilegal sem os devidos registros de empresas nos órgãos responsáveis, nem todos os funcionários possuíam os documentos legalizados junto aos órgãos do ministério do trabalho e registro de empresas, além da falta de conhecimento dos riscos advindos da prática insegura, visto que os produtos comercializados podem gerar riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

Toda a produção está centrada em um funcionário, que coordena quase todas as etapas da mesma. Este funcionário demonstra comprometimento e algum tempo de prática no ramo por já ter trabalhado na produção de grandes empresas do mesmo tipo , porem não possui formação técnica na área , o que é um risco a todo o sistema implantado .

2.Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Os funcionários do estabelecimento não possuem conhecimentos a respeito dos riscos ocupacionais do manuseio dos produtos químicos, utilizados na produção dos materiais de limpeza como detergentes, removedores, bem como da contaminação ambiental devido ao descarte inadequada dos tambores de matérias primas químicas (soda cáustica, ácidos etc). Os funcionários mantém ainda o hábito de alimentar-se e fumar no ambiente de trabalho, onde manuseavam os produtos químicos, falta de higienização das mãos, uso de uniformes, aventais, bem como os equipamentos de segurança individuais e coletivos .

Os surfactantes (detergentes e tensoativos) são os principais componentes da maior parte do agentes de limpeza. A sua função é incrementar o efeito do agente de limpeza ao diminuir a tensão de superfície da água. Os detergentes são considerados responsáveis por um conjunto de problemas de pele entre trabalhadores em limpeza.

Além deles, são empregadas substâncias ácidas ou alcalinas que têm o poder de dissolver o cálcio e as gorduras, respectivamente, e funcionam na regulação do pH da solução resultante. Os compostos alcalinos também inibem a corrosão das superfícies de metal, e alguns ácidos também agem como desinfetantes. Agentes complexos ou “amaciantes” (water softeners) são adicionados para dissolver e dar liga ao cálcio, magnésio e outros íons metálicos, que diminuiriam o efeito do surfactante. Muitos deles são prejudiciais à saúde e provocam efeitos ambientais adversos, e têm sido evitados ou eliminados nos países desenvolvidos nos últimos anos como os fosfatos.

Os aditivos são inibidores de corrosão e protegem as superfícies metálicas. Também entram nessa classe os perfumes e fragrâncias, que são usados para emprestar ao produto um odor agradável ou mascarar um cheiro desagradável. Eles não são essenciais para a função técnica do produto. Muitos são alergênicos, logo o risco de exposição dos trabalhadores em limpeza a essas substâncias é desnecessário.

O mesmo se pode dizer dos corantes e dos pigmentos. Também são consideradas aditivas as substâncias conservantes, que inibem o crescimento microbiano durante a estocagem e o uso de um produto, e servem, portanto, para prolongar a sua vida útil. Os conservantes frequentemente criam problemas ambientais, uma vez que muitos deles são sensibilizadores de organismos vivos. Isto acontece com as são usados sobre superfícies caso seja necessário um ambiente especialmente limpo, ou estéril, como nos hospitais. Os componentes ativos nos desinfetantes são liberadores de cloro (hipocloritos, alcoóis, etanol e isopropanol)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com