TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Artigos Científicos: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS NORTEADORAS :

Empreendedorismo;

Ética e Relações Humanas no Trabalho;

Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

AUTORES - DOCENTES:

Carlos Eduardo de Azevedo;

Raquel de Oliveira Henrique.

INTRODUÇÃO

Vivendo em um mundo totalmente globalizado e demasiado tecnológico o cenário atual é de constantes mudanças, a evolução intensa da tecnologia e dos meios de comunicação, a formação de blocos econômicos, o aumento da concorrência entre empresas, e excessivo padrão de exigência do consumidor entre outros fatores levaram a uma elevação dos índices de desemprego. A partir da necessidade dessas pessoas atingidas pelo desemprego de se reconduzirem ao cenário produtivo surge um novo perfil profissional: O empreendedor.

O empreendedor é um profissional que através de características pessoais e comportamentos inerentes a estas características é capaz de identificar novas oportunidades de negócios, mudando a forma tradicional de fazer as coisas, inovando e através de atitudes transformam o mercado de trabalho, obtendo sucesso e conduzindo seu próprio negócio.

O conceito de empreendedorismo está ligado à habilidade de identificar novas oportunidades, tais como criatividade, inovação, pró-atividade, capacidade de organização e disposição de assumir riscos, ainda que estes possam ser calculados. O papel empreendedor é de suma importância na formação da riqueza de um país, uma vez que gerando sempre novos produtos, novas idéias e formas mais eficazes de produção contribuindo de forma decisiva no crescimento do motor da economia capitalista.

Foram através da criatividade e inovação que transformações foram propostas e a substituição da locomotiva a vapor pela elétrica, a régua de cálculos pela calculadora e ainda a válvula eletrônica pelo transistor foram propostos e ocuparam espaço em um mercado sedento por modernidade.

No Brasil até o final da década de 1980 pouco se ouvia falar sobre empreendedorismo. Seu crescimento se deu a partir da década de 1990 quando a diminuição dos empregos formais, o aumento da geração de colaboradores menos fiéis às empresas e o crescimento do sonho do próprio negócio geraram uma preocupação em se criar empresas que fossem duradouras e em diminuir o percentual de empresas que fechavam as portas logo após sua criação devido a problemas inerentes a má administração das mesmas pelo fato de não se ter um órgão de apoio a estas pequenas empresas.

A partir deste cenário nasce a M4 Móveis planejados visando ocupar uma posição de destaque no cenário nacional, pretende estar entre os melhores e maiores empresas do seu segmento no país.

Investir na qualificação dos seus recursos humanos visando à ampliação da oferta de produtos e serviços. A M4 Móveis Planejados demonstra o seu compromisso social com o país gerando empregos e elevando o padrão de qualidade no atendimento aos seus clientes, tornando-se um exemplo de empresa moderna, que faz da constante evolução, os seus objetivo maior.

“Como aumentar a produção sem perder a qualidade?” Este sempre foi o maior problema enfrentado pela M4 Planejados.

O investimento em capital humano, em aprendizado e desempenho, além de ser crucial, dá lucro e, principalmente, é o diferencial da era da tecnologia e do conhecimento.

O principal objetivo desta pesquisa é fazer da M4 Planejados uma empresa de grande porte e aumentar consideravelmente sua carteira de clientes, porém, sem perder em qualidade, pelo contrário aumentar também a qualidade dos produtos com investimentos em novas tecnologias.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

O déficit de profissionais qualificados no mercado de trabalho é uma realidade vivida por várias empresas de Campinas, para M4 Planejados não é diferente, esta problemática gera vários outros conflitos organizacionais relacionados aos recursos humanos, pois a falta de mão de obra qualificada obriga a empresa contratar qualquer pessoa interessada em trabalhar, aumentando assim, os riscos de falhas nos processos, prejuízos, turnover, sobre carga e insatisfação dos funcionários e desprendicio de tempo e recursos que poderiam ser evitados dentre outros. Pelo fato dos processos organizacionais estarem integrados sistematicamente, qualquer conflito que envolve recursos humanos pode se expandir pela organização e se transformar em crise institucional se o foco do problema não for diagnosticado a tempo.

O objetivo do diagnóstico visa apresentar aos gestores novas soluções que intensifiquem a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas para a manutenção e competitividade da empresa no contexto dinâmico, mutável e imprevisível em que se encontra hoje. Neste contexto os gestores de recursos humanos precisam alinhar seus planejamentos para a captação de mão de obra de acordo com os objetivos da empresa, tarefa que não é tão fácil considerando a escassez de profissionais qualificados que atendam às necessidades organizacionais, daí a importância da implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento do capital humano visando a retenção dos talentos já existentes e a atração de outros que procuram posicionamento em empresas que os valorizem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O contexto anterior à Era da informação caracterizou-se basicamente pelo crescimento das empresas através da valorização de seus recursos financeiros e meios de produção. No decorrer da história este paradigma foi mudado adaptando-se à evolução da consciência humana e, hoje, neste novo cenário de transformações cada vez mais velozes, a Ciência comprova que a valorização do humanismo é o principal diferencial competitivo entre as empresas. As empresas que sobreviveram às mudanças culturais e se consolidaram, bem como as novas empresas que já entram no mercado com grande força e alcançam o sucesso, consideraram e consideram que sem o desenvolvimento e a valorização de seu capital humano, da sua mão de obra, da sua força de trabalho, todo investimento em tecnologia passa a ser inútil no mundo globalizado.

A Área de Recursos Humanos deve colaborar para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com